Segundo Maguni, ainda não são conhecidos os motivos da morte do Secretário-Geral da Associação de Combatentes da luta de libertação de Moçambique, braço direito do partido Frelimo.
Fernando Faustino foi conhecido por ter criticado profundamente os outros membros da Frelimo por práticas de corrupção quando são confiados a cargos de chefia, Faustino, falou da existência de infiltrados que só vão destruir aquela formação política, como segue um dos discursos dele ainda em vida.
“Gostaríamos nesta ocasião apelar para o combate cerrado ao nepotismo, o tribalismo, localismo, intrigas, divisionistas, fofoca, calúnias e todos outros males que nos apoquentam”.
Pediu ainda em vida que:
“Devemos cerrar e purificar as fileiras contra os infiltrados e intriguistas que usam a capa do partido e tem estado a contribuir para manchar a boa imagem da Frelimo, os seus membros, militantes e simpatizantes. Por isso, camarada Presidente, pedimos que haja purificação das fileiras no seio do partido. Que haja a reintrodução de crítica e autocrítica”.
A porta-voz da Frelimo Ludmila Maguni prometeu trazer mais informação com detalhes nas próximas horas. (Armindo Vilanculos)