Durante a reunião, Wang transmitiu os cumprimentos cordiais do Presidente Xi Jinping e expressou gratidão pelo apoio recebido durante seu mandato no país.
O embaixador sublinhou o fortalecimento das relações bilaterais sob a liderança estratégica de ambos os chefes de Estado, mencionando que a cooperação entre os dois países tem contribuído significativamente para o desenvolvimento das respectivas nações e o bem-estar dos seus povos.
Wang destacou o compromisso da China em aprofundar continuamente a Parceria de Cooperação Estratégica Global com Moçambique, uma relação que se expandiu em diversas áreas, desde infraestrutura até intercâmbios culturais e comerciais.
Por sua vez, Daniel Chapo agradeceu a Wang Hejun pelo seu empenho no reforço das relações sino-moçambicanas e destacou a importância dessa parceria para o progresso do país. O “Presidente Eleito” assegurou que Moçambique continuará a aderir firmemente ao princípio de “uma só China” e reforçará a cooperação em questões de interesse mútuo.
O encontro marcou a conclusão do mandato de Wang Hejun em Moçambique, um período em que Moçambique reafirma sua intenção de continuar fortalecendo essa parceria, na voz de Daniel Chapo, enquanto a China mantém seu compromisso com o progresso compartilhado.
Embaixador chinês intensifica despedidas em Moçambique, consolidando laços diplomáticos
Além disso, o embaixador tem realizado uma série de reuniões com figuras importantes do governo moçambicano. No dia 21 de novembro, Wang despediu-se de Esperança Bias, Presidente da Assembleia da República, reafirmando o compromisso de cooperação em áreas prioritárias. No dia 22, cumprimentou Eldevina Materula, Ministra da Cultura e Turismo; Verónica Macamo, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; e Carlos Joaquim Zacarias, Ministro dos Recursos Minerais e Energia.
De lembrar que, antes deste evento, o governo chinês, já havia felicitado o candidato da Frelimo, Daniel Chapo, reafirmando a vontade de trabalhar com Moçambique a fim de “aprofundar ainda mais a parceria cooperativa estratégica abrangente e trazer mais benefícios aos povos dos dois países”.
Enquanto isso acontece, as manifestações de contestação da eleição de Chapo e contestação do governo da FRELIMO, têm abrandado com manifestações em quase todo o país e vidas de manifestantes sendo tiradas pela repressão policial. (Bendito Nascimento)







