Macron fez este pronunciamento numa mensagem dirigida ao Presidente da República, Filipe Nyusi, por ocasião da passagem do 49º Aniversário da Independência Nacional, assinalado no passado dia 25 de Junho.
Na mensagem, Emmanuel Macron refere que, em nome do povo francês e no seu próprio, se congratula com a qualidade das relações e os laços de amizade entre Moçambique e França, que se traduzem em parcerias concretas e frutuosas.
“São disso testemunho as recentes assinaturas de acordos bilaterais em matéria de cooperação marítima, de cooperação cultural ou ainda relativos ao liceu francês de Maputo. A nossa vizinhança no Oceano Índico também contribui para a vitalidade da nossa relação. A França e Moçambique trabalham em estreita colaboração no Conselho de Segurança das Nações Unidas”, lê-se na mensagem do Chefe do Estado moçambicano.
A respeito da presença como membro não-permanente neste órgão responsável pela manutenção da paz e segurança internacional, o governante francês felicita o chefe de Estado moçambicano pela presidência do Conselho por Moçambique em Março passado. (JP)