Ricardo Lang foi interpelado pelos indivíduos quando regressava de uma padaria onde tinha ido comprar pão para a família, tendo na ocasião sido raptado, molestado e levado para uma mata algures da cidade da Beira, onde foi espancado até perder a consciência.
“Eu ía cumprimentando os meus vizinhos quando os indivíduos apareceram e chocaram a minha viatura na parte traseira e logo depois eles desceram em número de dois começaram a me pedir satisfações sobre o embate, quando eu pensei que fosse um problema mínimo, eis que os mesmos tiraram uma pistola me imobilizaram e levaram- me para uma viatura onde também estavam lá mais quatro homens e começaram a me espancar”, explicou Langa ainda com sequelas do acto brutal.
“Quando chegamos numa mata, eles receberam uma chamada, depois fizeram um cerco e começaram a me bater até eu perder sentidos e logo depois molharam-me a cabeça e deixaram-me no local onde fui socorrido por um taxista de mota que me conhecia, e levou-me para casa, quando lá cheguei fui a uma clínica e recebi tratamentos prontamente, assim estou a me sentir minimamente, porque a ideia dos malfeitores, era me tirar todos os reflexos”, contou Lang.
Ricardo Lang lamenta a maneira letal usada pelo regime para calar as vozes de políticos, activistas sociais, jornalistas, entre outros actores sociais, avessos ao sistema de Governação no País.
Ricardo Lang já foi Presidente da Assembleia Municipal da Beira por 10 anos, ou seja, dois mandatos, garante que vai continuar a trabalhar como político e activista social, apesar do susto que sofreu.
Entretanto, para Albano Carige, o acto bárbaro contra Ricardo Lang é uma perseguição política.
Carige garante que o partido MDM, vai retaliar a acção. “Não vamos parar por aqui e alertamos ao Conselho Constitucional para que no dia 23 delibere os resultados eleitorais de acordo com a vontade popular senão o País, vai parar”, sublinhou Carige agastado com várias matanças e espancamentos brutais que o País tem registado, cujos alvos são individualidades, que não comungam com os ideais do regime do dia. (Pedro Tawanda)