De acordo com o comunicado emitido pelo Gabinete de Comunicação Institucional da companhia, os voos cancelados incluem: TM172/3 (Maputo-Pemba-Maputo); TM190/1 (Maputo-Nampula-Maputo) e TM162/3 (Maputo-Nacala-Maputo)
Os passageiros afectados serão transportados assim que o clima permitir operações seguras.
Além disso, o voo TM156/7 (Maputo-Nampula-Maputo) permanece sujeito a alterações, dependendo da evolução das condições meteorológicas. Os voos entre Maputo e Lichinga realizar-se-ão com escalas em Tete, enquanto as rotas que não estão na zona afectada pelo ciclone continuam a operar normalmente.
O ciclone tropical “CHIDO” traz ventos fortes e chuvas torrenciais que já estão a atingir áreas das províncias de Cabo Delgado e Nampula, comprometendo significativamente as operações aéreas e terrestres.
A companhia de bandeira, reforça que está a monitorar a situação em coordenação com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) e que informará os passageiros caso haja novas alterações no programa de voos.
Contudo, o ciclone “CHIDO” intensificou-se nas últimas horas e é classificado como um ciclone tropical intenso, com ventos superiores a 200 km/h. De acordo com o INAM, espera-se que o ciclone continue a causar chuvas fortes e ventos perigosos nas províncias do norte e centro de Moçambique nas próximas 72 horas. (Bendito Nascimento)