No documento que a “Integrity Magazine News” teve acesso propõe-se que o Conselho Nacional seja realizado nos dias 15 e 16 de Dezembro próximo conforme determinado no artigo 30 dos estatutos da Renamo e que o mesmo, seja alargado aos combatentes.
“O Conselho Nacional reúne-se, ordinariamente, duas vezes por ano e extraordinariamente, a pedido de um terço dos seus membros ou quando convocado pelo Presidente do Partido”, lê-se nos estatutos.
Contactado o porta-voz da Renamo, Marcial Macome, este preferiu não comentar em torno do documento, pois segundo ele não tem conhecimento, mas prometeu pronunciar-se em tempo oportuno.
“Por enquanto não tenho nada a dizer por não ter acesso ao documento. Se deu entrada ontem seria muito extraordinário que hoje o partido já tivesse reunido e tomado alguma posição, ainda é muito cedo para poder pronunciar-me em torno dele”, comentou.
Por sua vez, Arnaldo Chalaua, um dos signatários do pedido, questionado em torno da veracidade e objectivos do documento, limitou-se em dizer que realizarão uma conferência de imprensa sobre o assunto amanhã (27 de Novembro).
“Por conta disso, vamos dar uma conferência de imprensa amanhã na sede nacional”, afirmou Chalaua.
Continuamos insistindo apenas na questão sobre a autenticidade do documento, este negou de responder colocando suspense na comunicação que farão a imprensa amanhã.
“Compreendo, mas se eu responder não fará sentido o encontro de amanhã (…) eu não respondi se o documento é verdadeiro (…) Não me vais tirar mais outra palavra porque não hei-de dizer”, declarou.
Recorde-se que membros e antigos guerrilheiros da Renamo, amotinaram-se, na noite de Segunda-feira, na sede do partido, exigindo a demissão da direcção desta formação política actualmente liderada por Ossufo Momade. (Ekibal Seda)