O acordo, firmado entre o Governo de Moçambique, a TWIGG Exploration and Mining, e a United States International Development Finance Corporation (DFC), visa garantir o financiamento das operações e manutenção da mina, além de conduzir um estudo de viabilidade para a instalação de uma unidade de processamento de vanádio.
O projecto, que actualmente se concentra na extração de grafite, poderá se expandir significativamente, com o desenvolvimento de uma operação de processamento de vanádio, um mineral essencial para diversas indústrias tecnológicas. Esta expansão poderá reforçar a posição de Moçambique no cenário da mineração internacional, especialmente no sector de recursos estratégicos como o grafite e o vanádio.
Além disso, o Governo discutiu o balanço do Programa SUSTENTA, que tem como objectivo promover o desenvolvimento agrícola sustentável no país. Também foi apreciado o Relatório de Petições, Queixas e Reclamações da Administração Pública, apontando as principais reclamações dos cidadãos e os esforços do Executivo para melhorar a resposta aos pedidos.
De referir que o Conselho de Ministros se reuniu algumas horas depois dos tumultos ocorridos em quase todo o país, para tratar de assuntos acima mencionados, e não colocou em debate essa temática (da greve) em sua habitual sessão ordinária. (Bendito Nascimento)