Neste período, dos 40 casos, 30 estiveram internados, enquanto 10 já foram operados, dos quais três faleceram. No entanto, no ano passado, haviam sido internados 13 homens, dos quais cinco perderam a vida.
Estes números foram divulgados na sexta-feira, 29 de novembro na cidade de Nampula, pela médica do Hospital Central de Nampula, Ludmila Zacarias Jonasse, durante uma palestra alusiva ao Novembro Azul.
No mesmo encontro, bastante participado pelos jovens, a médica Ludmila Zacarias Jonasse desejou que as autoridades se dediquem à formação de especialistas e à alocação de medicamentos, uma vez que os casos têm aumentado.
O cancro da próstata é uma doença que se desenvolve abaixo da bexiga e se manifesta com dificuldades para urinar, principalmente à noite, dores musculares, sangue na urina, entre outros sintomas, explanou na sua palestra.
Segundo explicou a médica, a doença afecta com maior incidência homens a partir dos 50 anos. A raça negra é uma das mais afectadas, com factores de risco como o consumo de álcool, tabaco, e dietas ricas em gordura desde a juventude, entre outros. (Mussa Yussuf)