Segundo Saide Félex Ossufo, do Conselho Provincial de Combate ao HIV e à SIDA em Nampula, em nove meses deste ano, 2.898 pessoas que estavam acometidas pela doença perderam a vida. Ele explicou que, desse total, 323 eram crianças e os restantes adultos.
Saide Félex Ossufo, que discursou pouco depois da deposição da coroa de flores na cidade de Nampula, informou que, nesse período, foram registrados 38.000 novos casos na província, sendo 1.900 em crianças.
A inobservância das medidas de prevenção, como relações sexuais sem preservativo, continua sendo uma das principais causas do aumento dos casos de HIV e SIDA na província mais populosa do país.
Quanto ao abandono do tratamento, a situação também continua preocupante. No entanto, os esforços dos profissionais de saúde e de outros atores conseguiram recuperar 90% dos pacientes que haviam abandonado o tratamento, de um total de 120 mil.
Neste contexto, ele apontou fatores como discriminação nas comunidades e nas unidades sanitárias, questões econômicas e sociais como algumas das causas do abandono do tratamento de HIV e SIDA em Nampula. (Mussa Yussuf)