O prognostico é feito em resultado da previsão de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal na presente época chuvosa que iniciou em Outubro deste ano e vai até março de 2025.
Sendo assim prevê-se que as cheias afectem na Cidade de Maputo os bairros de Costa do Sol, Luís Cabral, Maxaquene C, Polana Caniço A e B, Xipamanine, Minkadjuine, Magoanine, Matendene, 25 de Junho A e B, Bagamoyo, Hulene A e B, Aeroporto, e Central.
Na Cidade da Matola serão afectadas as zonas de Mucatine, Muhalaze, Malhamete, Boquisso, Kobe, Km 15, Machava, Matola A, E, F, Tsalala, Bunhiça, Liberdade, Trevo, Ndlavela, São Damasso. Por seu turno em Xai-Xai estão visados os bairros Patrice Lumumba, Primeiro, Segundo e Terceiro bairro.
Na zona centro, concretamente na Cidade da Beira, estão em alerta os bairros da Munhava, Macurrungo, Manga Mascarrenha, Vaz, Indunda, Inhamizua, Chota, Mananga e Maraza. Por fim em Quelimane o aviso estende-se a zona do Aeroporto, Santágua, Kansa, Samugue, Manhaua, Brandão, Mincajuine, Vila Pita e Torrone.
Para além disso a DNGRH alerta que de Outubro a Dezembro deste ano, poderá registar-se chuvas normais com tendência para acima do normal para as províncias de Gaza, Inhambane, Manica e parte das províncias de Tete, Sofala e Maputo.
Já para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2025 prevê-se que sejam registadas chuvas normais com tendência para abaixo do normal para pequena extensão das províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.
Deste modo espera-se risco moderado de ocorrência de cheias nas bacias do Maputo, Umbelúzi, Incomáti, Inhanombe, Mutamba, Save, Savane e Licungo.
Em relação a ocorrência de ciclones, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é baixa para os meses de Novembro e Dezembro. Entretanto entre janeiro e março de 2025 o risco aumentará em bacias como as do Umbelúzi, Incomáti, Save e Búzi. (Ekibal Seda)