Uma nota recebida em nossa redação, indica que os distritos de; Moamba, Ressano Garcia, e Magude, principalmente nos Postos Administrativos de Ilha Josina Machel, Xinavane e 3 de fevereiro, bem como os bairros; Zona Verde, Khongolote, Muhalaze Tsalala, Lusalite, e Palmeiras, e os Postos Administrativos de Messano, Mazivila, Inhamisse e Marien Ngouabi, na cidade de Xai-Xai, nas províncias de Maputo e Gaza, respectivamente.
Contudo, a EDM, assegura, que a equipa técnica já se encontra no terreno para restabelecer o fornecimento normal de energia eléctrica nas zonas afectadas pelo vendaval, o mais breve possível.
Para efeitos de segurança a EDM, apela à todos os clientes à observância rigorosa de medidas de prevenção e segurança tais como:
“Evitar ficar próximo a qualquer equipamento elétrico, evitar tocar nos cabos ou postes, controlar as crianças para não brincar perto da infraestrutura danificada, desligar o quadro geral e todos os electrodomésticos, como televisores, coolers e fogões, etc.
Sempre manter os aparelhos eletrônicos longe da água, sempre evitar manusear aparelhos e equipamentos eléctricos com corpo molhado ou descalços, não usar ferramentas elétricas ao ar livre em condições de umidade, e mesmo em caso de interrupção no fornecimento de energia, todas as instalações devem ser consideradas como estando permanentemente em tensão” alerta a EDM.
No mesmo diapasão o ente público estadual responsável pelo fornecimento de energia elétrica no país, informa que também possui uma Central de Atendimento de chamadas grátis, com o número 1455, para que os clientes possam apresentar suas preocupações podendo ainda se deslocarem juntos às instalações para obter mais informações ou apresentar suas denúncias sobre atos que possam prejudicar o fornecimento normal de energia eléctrica.
“Assumimos o compromisso de trabalhar para melhorar, ainda mais, a qualidade dos nossos serviços “, diz a nota.
É importante notar que no início da noite do domingo 27 de outubro, após uma onda de calor intenso com o termômetro picando 34 graus centígrados, o tempo mudou e começou uma tempestade de trovoadas, vento muito forte, e em seguida caiu chuva durante mais de uma hora na província de Maputo, causando, por além da queda dos postes de condução de fios elétricos, caíram também, árvores e destruição de algumas casas de construção precárias. (Nando Mabica)