A Cerimônia de Entrega contou com a presença do Alto Comissário da Índia em Moçambique, Shri Robert Shetkintong, o recém-nomeado Conselheiro de Defesa da Índia em Maputo, Coronel Puneet Attri, e o Oficial Comandante do INS Gharial , Comandante Rajan Chib. O Secretário Permanente do Ministério da Defesa Nacional, Sr. Augusto Casimiro Mueio, aceitou formalmente as embarcações em nome do Governo de Moçambique.
Esses barcos movidos a jato de água têm uma velocidade máxima de 45 nós e um alcance de 200 milhas náuticas a 12 nós . Eles podem transportar uma tripulação de cinco pessoas e são equipados com metralhadoras e cabines à prova de balas. Os dois FICs ajudarão significativamente o Governo de Moçambique em seu esforço para combater o terrorismo marítimo e a insurgência em andamento na província de Cabo Delgado. Anteriormente, para reforçar os esforços do Governo de Moçambique para a segurança marítima, o Governo da Índia presenteou dois grandes navios Interceptor em 2019, seguidos por dois FICs da mesma classe em janeiro de 2022.
A Marinha Indiana tem sido vista por várias nações na IOR como o parceiro preferido para a segurança marítima. A Marinha Indiana tem colaborado com vários litorais amigos da IOR para equipar e treinar suas forças de segurança marítima para combater desafios de segurança marítima como pirataria, tráfico de drogas e pessoas, pesca ilegal não declarada e não regulamentada (IUU), terrorismo marítimo, etc. A Marinha Indiana também foi a primeira a responder a fornecer assistência humanitária e suporte de alívio de desastres (HADR) a várias nações na região durante calamidades naturais e outras contingências como a pandemia de COVID-19. Em março de 2019, os navios da Marinha Indiana Sujata & Shardul e o navio da Guarda Costeira Indiana Sarathi foram desviados de sua implantação para ajudar Moçambique quando o ciclone Idai atingiu a província de Sofala. Durante um período de duas semanas, os navios resgataram mais de 200 civis, forneceram tratamento médico de emergência a mais de 2.300 pessoas e forneceram 10 toneladas de material alimentar por barcos e helicópteros para áreas afetadas por enchentes.
Em março de 2021, durante a pandemia da COVID-19, o Governo da Índia doou 100.000 doses e forneceu mais de um milhão de doses da vacina COVISHIELD a Moçambique no âmbito do programa COVAX.
A Índia forneceu oportunidades de treinamento para as Forças Armadas de Moçambique em várias instituições profissionais das Forças Armadas Indianas. A Índia também presenteou Moçambique com um Simulador de Treinamento de Armas de Infantaria em novembro do ano passado para ser instalado na Escola de Prática do Exército de Manhica, perto de Maputo. O treinamento no trabalho sobre operação e manutenção das embarcações presenteadas pela Índia também é fornecido pela Equipe de Apoio Flutuante da Guarda Costeira Indiana residente em Maputo.
As embarcações Interceptors presenteadas pela Índia têm desempenhado um papel fundamental desde 2019 em operações anti-insurgência, patrulha e interdição marítima e missões de apoio logístico. Nos últimos dois anos, navios de guerra indianos fizeram escalas regulares em Maputo, Beira e Nacala. Os navios de guerra indianos Tir e Sujata participaram da 2ª edição do Exercício Trilateral Índia-Moçambique-Tanzânia (IMT) em Nacala, realizado em março de 2023. Anteriormente, os navios de guerra indianos Sujata , Sunayna e Sumedha realizaram missões conjuntas de vigilância da ZEE com a Marinha de Moçambique para fortalecer a segurança marítima na região e realizar treinamento portuário e marítimo para o pessoal da Marinha de Moçambique.
Índia e Moçambique compartilham uma parceria estratégica robusta que se fortaleceu ainda mais a cada ano em vários reinos. A Índia está, portanto, totalmente comprometida em ajudar e apoiar seus vizinhos marítimos na Região do Oceano Índico, em linha com a visão de Segurança e Crescimento para todos na região ( SAGAR ) defendida pelo Honorável Primeiro-Ministro Shri Narendra Modi. (Nota Informativa do Ministério da Defesa da Índia)