Os supostos criminosos são acusados de roubarem combustível nas empresas subcontratadas pela Sasol, a multinacional que explora gás natural na província de Inhambane.
Conforme apuramos, a acção de roubo de combustível nas viaturas acontecia à luz do dia quando os trabalhadores das empresas se encontravam fora das suas instalações a realizarem as suas actividades.
Para tirar o combustível das viaturas, os criminosos usavam tubos plásticos puxando através das bocas para os bidões.
Já nas mãos das autoridades policiais, os indiciados disseram estar arrependidos e explicaram que acabaram por entrar no mundo do roubo por falta de oportunidades de emprego nas empresas que exploram gás em Temane e Pande.
O Chefe das Relações Públicas no Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Inhambane, Alceres Cuamba, disse que este grupo de três irmãos para além de roubo nas empresas, os mesmos não davam sono as comunidades, porque roubavam também gado bovino e a sua carne vendiam no mercado informal para além de venderem ainda vivos os animais.
Alceres Cuamba, informou que só este ano o SERNIC instaurou oitos processos crimes relacionados ao roubo de gado e combustível nas comunidades e empresas subcontratadas pela Sasol.
No entanto, a fonte apela às pessoas a evitarem a compra de combustível ou animais sem conhecer a sua proveniência. (Armindo Vilanculos, em Inhambane)