A presença do PODEMOS naquele ponto do país pode ser uma das estratégias de massificação da sua luta pela justiça eleitoral, uma vez que alberga o maior Parque Industrial em Moçambique e visa chamar a atenção para questões sociais e políticas que o partido considera urgentes, como o aumento da transparência governamental, a melhoria das condições de vida e a redução da desigualdade social.
A manifestação presenciada pela equipa da Integrity Magazine News, foi pacífica, com os participantes carregando cartazes e proferindo slogans que reforçam as demandas do partido, tais como: “Este País é nosso, salve Moçambique”, entre outros cânticos que tem ganhado força entre os eleitores.
A escolha de Beluluane reflecte a intenção de se aproximar de áreas estratégicas para o desenvolvimento económico e de sectores da população que dependem directamente do crescimento dessas áreas.
Notou-se no local muitos vendedores, entre outras pessoas que se encontravam nas barracas a divertirem-se, mas logo abandonaram os seus “copos” e foram se juntar com os manifestantes, importa referir que eventos como esses podem evidenciar o aumento da participação popular e das movimentações políticas, reflectindo a mobilização por uma governação mais aberta e do interesse pela defesa e dos direitos dos cidadãos no País.
A situação que se vive Moçambique de pobreza absoluta e falta de uma visão governativa já perdura há quase cinquenta anos, ou seja, desde que o País se tornou independente do jugo colonial português em 1975. (Nando Mabica)