A entrega do Prémio Camões de 2021, atribuído à escritora moçambicana Paulina Chiziane, vai ter lugar no próximo dia 5 de Maio, no Museu Nacional dos Coches – Antigo Picadeiro Real, onde a autora de Niketche: Uma História de Poligamia receberá o mais prestigiado galardão literário e cultural de língua portuguesa das mãos do primeiro-ministro António Costa.
Chiziane foi a vencedora da 33.ª edição do prémio, por decisão unânime de um júri constituído pelos brasileiros Jorge Alves de Lima e Raul César Gouveia Fernandes, pelos portugueses Ana Maria Martinho e Carlos Mendes de Sousa, pela moçambicana Teresa Manjate e pelo guineense Tony Tcheka.
No seu comunicado, o júri destacou “a vasta produção” de Chiziane e o “reconhecimento académico e institucional da sua obra”, valorizando ainda “a importância que a escritora dedica nos seus livros aos problemas da mulher moçambicana e africana”, bem como “o seu trabalho recente de aproximação aos jovens, nomeadamente na construção de pontes entre a literatura e outras artes”.
Sublinhando que a entrega do Prémio Camões a Paulina Chiziane “é um momento de enorme significado e simbolismo para a cultura em português”, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, lembra que a escritora é “a primeira mulher negra” a recebê-lo.
Instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, e atribuído anualmente desde 1989, quando consagrou Miguel Torga, o Prémio Camões presta homenagem a um escritor que, pela sua obra, contribua para o enriquecimento e projecção do património literário e cultural de língua portuguesa.
Organizado, em Portugal, pelo Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), o Prémio Camões tem o valor pecuniário de cem mil euros, assumido em partes iguais pelos governos português e brasileiro.
Como resultado desses atrasos, Paulina Chiziane vai acabar por receber o Prémio Camões apenas alguns dias após este ser entregue ao músico e escritor brasileiro, que o venceu em 2019. Em 2020, o galardoado tinha sido o teórico da literatura e camonista Vítor Aguiar e Silva, ao passo que o ensaísta e ficcionista brasileiro Silviano Santiago sucedeu à autora moçambicana, vencendo a edição de 2022.
Paulina Chiziane, que venceu o prémio exactamente 20 anos após este ter sido atribuído, em 1991, ao seu compatriota José Craveirinha, é geralmente reconhecida como a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, no caso Balada de Amor ao Vento, de 1990, o seu livro de estreia.
Ventos do Apocalipse (1993), Sétimo Juramento (2000), O Alegre Canto da Perdiz (2008), As Andorinhas (2009), Na Mão de Deus e Por Quem Vibram os Tambores do Além (ambos de 2013), Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testamento (2015) e O Canto dos Escravos (2017) são outros títulos de Paulina Chiziane, a somar ao já referido Niketche: Uma História de Poligamia, vencedor da primeira edição do Prémio José Craveirinha de Literatura em 2003. (Jornal Público)
I appreciate you sharing this blog.Really looking forward to read more. Really Great.
Great post Thank you. I look forward to the continuation.
There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
Very well presented. Every quote was awesome and thanks for sharing the content. Keep sharing and keep motivating others. Watch bbc news fars
Thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet someone with a little originality!
I am truly thankful to the owner of this web site who has shared this fantastic piece of writing at at this place.
So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really..
Thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet someone with a little originality!
Great information shared.eally enjoyed reading this post thank you author for sharing this post.Live TV
Definitely what a great blog and instructive posts I definitely will bookmark your site.All the Best! .-vox ohne anmeldung
Very nice blog post. definitely love this site.Beelink Mini PC AMD Ryzen 5 5560U(6C/12T Up to 4.0GHz) 16GB DDR4 RAM 500GB NVMe SSD SER5 Desktop Computer Support 4K@@60Hz Triple Output/WiFi6/BT5.2/DP1.4/HDMI2.0/USB3.2 for Gaming/Office/Home – Hot Deals
Nice post. learn something new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. – womens hey dudes
very satisfying in terms of information thank you very much.
I’m noting down the information you’ve shared, thank you! see this here