Eis oito formas através das quais os trabalhadores da indústria cinematográfica e televisiva podem transformar as suas competências num rendimento consistente e garantir a sua longevidade na indústria.
- Aprendizagem constante
Quer se forme numa universidade, faculdade de media ou outra instituição de formação profissional, a sua qualificação torna-se rapidamente menos importante do que o seu conjunto real de competências.
Procure continuar a aprender, faça cursos de curta duração, participe em workshops, conferências, festivais de cinema e esteja atento às masterclasses direccionadas e mantenha-se a par das tendências do sector. As competências relevantes e actualizadas terão sempre demanda no mercado. A MultiChoice Talent Factory oferece uma gama de masterclasses abertas a todos em África, incluindo em Moçambique.
- Networking
Como profissional, o seu valor depende tanto dos seus relacionamentos como das suas competências. Procure construir e manter uma rede profissional forte. Conheça os seus colegas e mantenha o contacto com eles mesmo quando não estejam a trabalhar juntos. Construa uma forte presença online, criando perfis nas redes sociais, websites e outras plataformas de networking e mantenha-os actualizados com os seus trabalhos e projectos mais recentes.
A roda gira e, mais cedo ou mais tarde, surgirão novas oportunidades para voltar a colaborar na sua rede.
- Projectos paralelos
Hoje, nem todo o empregador espera que trabalhe exclusivamente para ele. Quase todos os profissionais de cinema e TV têm vários clientes actuais, futuros ou ocasionais com quem mantêm relações.
Mantenha sempre a suas “canas de pesca na água” e procure trabalhos freelance extra de curta duração. Ajudarão a sobreviver e poderão valer a algo maior no futuro.
- Pense para além da sua região
A magia do trabalho remoto permite-lhe operar sem se deslocar até ao escritório. No entanto, também significa que pode encontrar clientes muito para além do seu ambiente imediato.
Procure oportunidades noutros mercados, noutros países! Talvez a taxa de câmbio faça com que as suas taxas pareçam altamente atractivas para os potenciais clientes.
5. Transcenda o seu sector
As competências de cinema e TV podem ser aplicadas em muitos sectores adjacentes. As redes sociais, as comunicações corporativas, as relações públicas, a música e o marketing exigem as mesmas capacidades para muitas das suas iniciativas.
Procure oportunidades nesses sectores. Estas indústrias podem estar em expansão, com o sector formal da televisão a abrandar.
- Partilhe as suas competências
Ensinar, dar formações, coaching e formar outras pessoas é uma forma preciosa de aplicar as suas competências, beneficiar os outros e rentabilizar a sua experiência.
O coaching ou a tutoria requerem pouco equipamento, e ficará surpreendido com o quanto os aspirantes a cineastas apreciarão os seus insights. Tente criar um pequeno curso ou módulo de e-learning que possa reutilizar para diferentes alunos.
- Projectos pessoais
Embora a maior parte do trabalho seja para empresas de TV e cinema de média a grande dimensão, também existem oportunidades a nível pessoal. Um documentário sobre uma pessoa, um acontecimento notável, uma história de família. Um pacote de imprensa sobre um artista, uma banda ou um escritor; um registo do trabalho de alguém…
Quando as pessoas são apaixonadas por uma história, também estarão preparadas para pagar para que a sua história seja contada de forma adequada.
- Constitua uma empresa
Pode trabalhar a tempo inteiro ou contratar uma empresa específica, mas abrem-se possibilidades interessantes se criar o seu próprio pequeno negócio.
Estabeleça parcerias com alguns colegas profissionais e apresente projectos e novos negócios. Se conseguir o trabalho, solicite um financiamento que se adapte às suas necessidades. Expanda conforme necessário. Tal pode mudar toda a sua trajectória profissional!
As suas competências têm uma ampla gama de aplicações. Se os profissionais do cinema fossem ferramentas, deveria considerar-se um canivete suíço versátil, e não um martelo unidimensional. Pode somar valor numa variedade de espaços. Vá até lá, faça marketing e pense grande!