Moçambique assinala início dos 16 Dias de Activismo com foco na violência digital contra mulheres e raparigas

Arrancou no dia 25 de Novembro a campanha global dos 16 Dias de Activismo contra a Violência de Género, este ano com um apelo urgente para a atenção a uma forma de agressão ainda pouco visível, mas cada vez mais devastadora: a violência digital contra mulheres e raparigas.

INTEGRITY,  MAPUTO,  26 DE NOVEMBRO DE 2025 – Enquanto grande parte da sociedade continua a centrar-se apenas nos gritos audíveis e agressões físicas, organizações e activistas lembram que existe uma dor silenciosa, invisível aos olhos, mas profundamente marcadora. A violência online tem assumido várias formas — desde comentários humilhantes, ameaças anónimas e partilha abusiva de conteúdos, até manipulações digitais que destroem reputações e fragilizam emocionalmente as vítimas.

 

“Um clique nunca parece perigoso, até que se transforma numa arma”, denunciam activistas, sublinhando que a tecnologia, criada para aproximar pessoas, está também a ser usada para ferir, intimidar e silenciar mulheres. Muitas enfrentam assédio em redes sociais, perseguição virtual, chantagem digital e violações de privacidade que afectam não só a sua segurança, mas também a sua participação cívica e liberdade de expressão.

 

Durante estes 16 dias, diversas organizações nacionais irão promover debates, formações e campanhas de sensibilização para revelar este “território invisível” onde muitas mulheres caminham com medo, tentando proteger-se da violência que se esconde por trás de ecrãs e perfis falsos. O objectivo é quebrar o silêncio, responsabilizar agressores e exigir maior regulação, protecção e literacia digital.

 

A campanha termina a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, reforçando que os espaços digitais devem ser seguros, livres e inclusivos para todas as mulheres e raparigas.

 

Exit mobile version