Desse modo, a Nova Democracia exige pagamento de salários atrasados, subsídios de risco, manutenção urgente dos equipamentos, reposição das farmácias públicas e prisão de todos os responsáveis pelo desvio de fundos e medicamentos.
Outrossim, Muchanga disse ainda que o transporte público num país em que caminha enquanto a elite desfila. A crítica aos transportes urbanos e rurais é igualmente devastadora, segundo Muchanga.
“Na capital, os passageiros ficam longas horas nas paragens. As imagens descritas são comuns em qualquer esquina de Maputo: filas intermináveis, my loves lotados, mães com bebés às costas apertados no My Love, alunos que perdem aulas por falta de autocarros. Nas zonas rurais, a realidade é ainda mais humilhante, onde o povo percorre longas distâncias a pé, transportam cargas na cabeça, os tractores da bolada do Estado estão avariados há meses”, rematou.
Enquanto isso, o Presidente da Nova Democracia acrescentou ainda que, os dirigentes passeiam de altos carros e avionetas, mas não conseguem transporte público para o povo pacato. Desse modo, o Partido Nova Democracia, propõe uma das medidas mais polémicas, a de converter as viaturas de topo da elite em transporte público e escolar. (Milda Langa)

