Relatos em posse do “Integrity” divergem sobre os autores do crime, com alguns indicando que a ação foi supostamente orquestrada e executada por agentes da Unidade de Intervenção Rápida, enquanto outros apontam para indivíduos ainda desconhecidos que estão foragidos.
As autoridades de Cabo Delgado ainda não se pronunciaram sobre este crime, que, por outro lado, assume contornos políticos após as eleições, sendo visto como uma campanha do partido no poder contra os membros da oposição.
A vítima, que em vida respondia pelo nome de Rachide Eduardo, é a segunda vítima fatal em menos de uma semana, sendo que a outra por assassinato foi concretizada na vila sede do distrito de Montepuez.
O “Integrity” confirmou, por diversas fontes, que desde a morte de Rachide Eduardo, vive-se uma grande tensão em Intutupue entre os membros do Podemos, apoiantes do “venancismo” e do partido Frelimo.
A tensão culminou, também, com a interrupção da circulação pedestre e de veículos ao longo do troço Intutupue-Salaúe, que é a principal estrada de acesso à cidade de Pemba à restante parte da província, com excepção das sedes dos distritos de Mecúfi e Metuge. (INTEGRITY)