Denominada “Páre com a violência doméstica”, a peça é encenada pelos actores da Associação Cultural Nkaringanarte, nomeadamente, Abdil Juma (Ihoko xa Pandza), Lisete Cossa (Isabela), Lina Piquei (Mana da Isabela) e Maulana Juma (Cossa). O enredo retrata um ambiente familiar onde um pai agride constantemente a esposa, que permanece no lar em nome do sacrifício.
A actividade decorre no âmbito dos “16 Dias de Activismo Contra a Violência Doméstica” e, por isso, insere dois actores com o papel de sensibilizar o agressor para pôr fim à violência. No final, o casal supera as diferenças e opta pela reconciliação, transmitindo como principal lição o facto de que, através do diálogo, é possível acabar com a violência doméstica.
Trata-se de uma peça apoiada pela Embaixada da República Federal da Alemanha em Maputo, no âmbito do fundo de micro-projetos que apoia iniciativas voltadas para a promoção do bem-estar nas comunidades.
A apresentação foi acompanhada pelos alunos da Escola Primária Singadela, bem como por professores; pelo director da escola, Jossefa Gaspar Tomboloco; por representantes das estruturas do bairro de Mutanhana, para além de pais e encarregados de educação.
De acordo com Sofie-Maria Weinmeister, o governo alemão promove a paz, segurança e igualdade de género, e, por isso, “apoiamos este projecto que visa educar a população quanto à prevenção da violência doméstica, seja ela física, verbal ou psicológica”, frisou.
Fora Marracuene, a peça “Páre com a violência doméstica” será apresentada, no dia 28 de Outubro, na Escola Secundária Josina Machel; no dia 11 de Novembro, no Mercado Janet; e o périplo encerra no dia 28 de Novembro, na Sociedade do Notícias.
Importa destacar que esta iniciativa é da Associação Cultural Moçambicana-Alemã, agremiação que tem como objectivo usar a arte como ferramenta de prevenção contra a violência doméstica.
