A obra é inspirada em histórias reais e tradições vivas do Dondo, ligadas à valimba, tido como um instrumento musical independente e completo por integrar as funções de baixo, solo e ritmo, abrangendo harmonia, ritmo e melodia.
Chancelado pela Editorial Fundza, o livro tem como protagonista Nhamikya, uma menina curiosa que passa as férias na cidade do Dondo e aproveita a oportunidade para aprender mais sobre a valimba com os seus praticantes, nomeadamente o icónico Pai Leão e com outros membros da sua banda, denominada como Batche Manhecida.
Do Pai Leão, Nhamikya aprendeu que na valimba “cada nota tem alma. Quando tocamos com amor, a valimba fala com o coração das pessoas.” Das dançarinas da banda Batche Manhecida, Teresa e Felizarda, soube que as duas aprenderam a arte com Puhala Tauabo, de origem Macua, que coreografou as danças específicas para a valimba do Pai Leão.
No Dondo, o evento contará com a participação do Reitor da Universidade Licungo, Boaventura Aleixo, que irá proceder à oferta de inúmeros exemplares do livro a diversas escolas do distrito, estimulando, assim, o gosto pela leitura e contribuindo para a valorização da valimba.
Lúcia Aquino de Queiroz possui doutorado em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. É Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo Cultural e Urbano, nas áreas da Economia da Cultura e Criativa. António Domingos Braço é Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Pará, Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Graduado em Pedagogia pela Universidade da Amazónia, Director da Faculdade de Letras e Humanidades na Universidade Licungo.
