O medicamento, que representa uma alternativa promissora à PrEP oral diária, pode transformar a prevenção do HIV, especialmente em comunidades com acesso limitado a serviços de saúde. Mitchell Warren, da organização AVAC, destacou: “Este pode ser um momento transformador na prevenção do HIV, se houver vontade política, coordenação e investimentos adicionais para entregar o lenacapavir com rapidez, escala e equidade.”
Caminho para o acesso equitativo
Embora o avanço seja animador, especialistas alertam que ele só será significativo se resultar em acesso real. Os acordos aproximam o preço do lenacapavir dos US$ 40, cerca de três mil meticais por pessoa por ano — valor actualmente praticado para a PrEP oral — em muitos países de baixa e média renda. A expectativa é que programas em larga escala sejam acelerados até 2027.
Segundo projecções da AVAC, publicadas em seu relatório Now What with Injectable LEN for PrEP, é possível alcançar 1,5 milhão de pessoas em apenas um ano, superando os 2 milhões previstos em três anos pelos programas do Fundo Global e do PEPFAR. Até 2030, esse número pode chegar a 5 milhões de pessoas anualmente, o que contribuiria para a construção de um mercado sustentável e a redução ainda maior dos preços.
Essa iniciativa marca um passo importante na luta contra o HIV, com potencial para ampliar significativamente as opções de prevenção em escala global. (Rodrigues Luís, em Sofala)