O compromisso foi reafirmado pelo embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, em representação multilateral, e reforçado individualmente pelos embaixadores dos Estados-Membros ao nível bilateral, durante um encontro realizado em Maputo com a Comissão Técnica de Materialização do Diálogo Nacional Inclusivo.
O apoio anunciado é de carácter técnico e logístico, e será operacionalizado através do Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) e do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD).
O Presidente da Comissão Técnica, Edson Macuácua, agradeceu à União Europeia pelo gesto e garantiu que os recursos disponibilizados serão aplicados com transparência e eficiência, em prol da construção de consensos e da consolidação da paz.
O próximo grande passo do processo será no dia 10 de Setembro, com o lançamento oficial da auscultação pública, às 15 horas, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, numa cerimónia dirigida por pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo.
Este gesto da União Europeia traduz o compromisso da comunidade internacional em apoiar Moçambique nos esforços de diálogo, reconciliação e fortalecimento da democrática. (Nota Informativa)







