O Ministro manteve encontros bilaterais com produtores, consumidores e investidores envolvidos nos projectos em curso na Bacia do Rovuma, entre os quais a MITSUI, concessionária com uma participação de 20% no projecto Mozambique LNG e compradora de volumes de GNL, a JERA, Tokyo Gas e Tohoku Electric, empresas japonesas compradoras de GNL proveniente do mesmo projecto. Encontrou se ainda com os representantes da JBIC (Japan Bank for International Cooperation) e NEXI (Nippon Export and Investment Insurance), instituições com financiamento na ordem dos 5 mil milhões de dólares norte-americanos no projecto Mozambique LNG.
Falando momentos após manter encontro com os representantes das empresas japonesas com investimento no sector dos hidrocarbonetos em Moçambique, Estevão Pale, referiu que o encontro, de entre outros aspectos, tinha por objectivo assegurar aos parceiros que Moçambique dá toda prioridade aos projectos que estão a ser desenvolvidos na Bacia do Rovuma e que o Governo tudo está a fazer para o reinício dos projectos, por forma a garantir o fornecimento de LNG ao Japão.
Estas reuniões estão inseridas nos esforços, cooperação estratégica e promoção da confiança dos investidores, no contexto da reactivação e desenvolvimento dos projectos da Bacia do Rovuma.
Na sexta-feira, 20 de Junho de 2025, Pale vai intervir na Conferência internacional de Produtores e Consumidores de Gás Natural Liquefeito (LNG). O País é produtor de LNG desde 2022 com o início da produção do projecto Coral Sul FLNG. (Nota Informativa)