Falando no encontro preparativo do Oslo Freedom Forum, o maior do mundo em termos de defesa das liberdades e direitos humanos, por meio de um vídeo publicado na sua página oficial do Facebook, Venâncio Mondlane disse para os participantes, o seguinte: “Agora se vocês me perguntam. Eu gostava de fazer um pedido, não para mim, mas um pedido para dar esperança ao meu povo em Moçambique (…) ANAMALALA no meu País hoje, representa uma palavra de esperança. Por isso, eu vou fazer este pedido em inglês. Quero pedir a vocês se levantarem agora. Quero que vocês se juntem a mim para repetir esta palavra e gritem comigo esta palavra três vezes (ANAMALALA) e tenho certeza de que o meu povo em Moçambique e vós serão muito gratos. A palavra, honra a esperança para o meu povo e por isso que preciso de vocês para se conectarem com esta palavra para aumentar a esperança do meu povo (…).”
A busca por parcerias internacionais acontece dias depois de Venâncio Mondlane ter se encontrado com Daniel Chapo, Presidente da República, onde deram seguinte ao diálogo em curso, tendo na ocasião abordado acerca da proposta de criação de uma Lei de Amnistia com vista à libertação de todos os cidadãos detidos no contexto das manifestações políticas e sociais. A possibilidade de garantir um atendimento médico gratuito através do Sistema Nacional de Saúde (SNS) a todas as vítimas de traumas e enfermidades provocadas por essa situação. Promoção de programas de apoio a iniciativas juvenis nos bairros, inclusão social e desenvolvimento comunitário.
Mondlane vem investindo na internacionalização do seu projecto político, tendo já se reunido com políticos regionais como Ian Khama, antigo Presidente do Botswana e Julius Malema, líder do EFF da África do Sul. De referir que Venâncio Mondlane e a sua equipa aguardam pela aprovação por parte do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, tendo já ultrapassado o período legal para o anúncio formal e publicação no Boletim da República (BR). (INTEGRITY)







