Zelensky diz ainda estar pronto para assinar um acordo de minerais e segurança com os Estados Unidos. Este acordo deverá ser anunciado por Donald Trump ainda esta terça-feira.
“Queremos então avançar rapidamente em todas as próximas etapas e trabalhar com os EUA para chegar a um acordo final forte”, acrescenta.
“Valorizamos muito o quanto a América fez para ajudar a Ucrânia a manter a sua soberania e independência. E lembramo-nos do momento em que as coisas mudaram quando o presidente Trump forneceu Javelins à Ucrânia. Estamos gratos por isso”, disse Zelensky, referindo-se à entrega de mísseis norte-americanos Javelin.
O presidente ucraniano reiterou o compromisso com a paz, afirmando que “a Ucrânia está pronta para se sentar à mesa das negociações o mais rapidamente possível para se aproximar de uma paz duradoura”.
“Ninguém quer mais a paz do que os ucranianos. A minha equipa e eu estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz duradoura”, diz Zelensky.
“Vemos este acordo como um passo em direção a uma maior segurança e a garantias de segurança sólidas, e espero sinceramente que funcione de forma eficaz”, assevera.
O acordo, que estava previsto para ser assinado na semana passada, não incluía garantias explícitas de segurança para a Ucrânia, mas dava aos EUA acesso às receitas dos recursos naturais da Ucrânia.O acordo previa ainda que o governo ucraniano contribuísse com 50% da futura monetização de quaisquer recursos naturais detidos pelo Estado para um fundo de investimento de reconstrução gerido pelos EUA e pela Ucrânia.