O crime aconteceu por volta das 19 horas desta sexta-feira (3) no bairro Matuto 4 à frente da residência da namorada da vítima com a qual estava conversando.
A companheira contraiu ferimentos graves, mas moderados e está internada. Perante testemunhas na sala de internamento do Hospital Rural de Montepuez, a sobrevivente disse que a acção foi materializada por dois homens vestidos de uniforme semelhante ao que é usado pela força local. Acrescentou que tudo foi muito rápido.
Na mesma noite, a vítima foi levada àquela unidade sanitária, mas infelizmente não houve qualquer intervenção médica porque já tinha obitado no local do assassinato.
Abdul Lawia, jovem de 34 anos, além de ser membro activo do PODEMOS no distrito de Montepuez, era agente económico informal no mercado municipal local.
O Delegado do Podemos em Cabo Delgado Singano Assane disse este domingo em Pemba que não há dúvidas que a morte do seu colega tenha motivações políticas que a maioria dos membros sofre.
Contudo, disse ser sua pretensão que as duas balas que mataram o seu colega sejam as últimas, lamentando que ele mesmo tanto como alguns jornalistas moçambicanos tenham sido frequentes vítimas de atentado pelo regime no poder. (Mussa Yussuf)
É muito triste o que está acontecer com os nossos irmãos