Na missiva, datada de 3 de Dezembro, Lumumba aborda o rescaldo das contestações pós-eleitorais e os seus efeitos, que, segundo ele, mergulharam a nação “numa turbulência, causando imenso sofrimento ao seu povo”.
O processo eleitoral de 9 de Outubro de 2024 trouxe à tona uma série de contestação e descontentamento em vários sectores da sociedade moçambicana. Para Lumumba, que segue atentamente os desenvolvimentos políticos no continente africano, o cenário actual é preocupante e representa um desvio dos ideais defendidos pelos líderes históricos do país, como Eduardo Chivambo Mondlane e Samora Machel.
“Estamos profundamente chocados com estes desenvolvimentos. A nossa visão de um Moçambique unido e próspero obriga-nos a agir”, escreveu o académico queniano, num apelo directo ao chefe de Estado moçambicano.
Na sua mensagem, PLO-Lumumba destaca a importância de Filipe Nyusi assumir um papel decisivo na promoção da paz e reconciliação nacional, alertando que o actual contexto exige um líder capaz de “ouvir as vozes da razão”. Lumumba enfatizou que o Presidente, ao tomar a dianteira nas negociações e ao promover o diálogo inclusivo, pode inscrever o seu nome na história como um “arquitecto da harmonia”.
O professor comparou o momento vivido em Moçambique com outros contextos de crise em África e evocou a sabedoria de Mwalimu Julius Nyerere, ex-Presidente da Tanzânia, que afirmou: “Um líder que, para os outros, não deixa um legado para que possam se inspirar e seguir, pode ser considerado um líder fracassado.” Para Lumumba, Nyusi encontra-se numa posição única para restaurar a dignidade, a estabilidade e a sanidade no país, utilizando a sua influência como chefe de Estado.
O apelo surge num momento crítico, com casos de uso desproporcional da força policial para reprimir manifestações pacíficas em várias regiões de Moçambique após as eleições. Para Lumumba, é necessário que o governo moçambicano adopte medidas urgentes para evitar a escalada dos conflitos e garantir um ambiente de paz e reconciliação.
Como parte das suas intervenções sobre a situação política em Moçambique e no continente africano, Prof. PLO-Lumumba participará, nesta terça-feira, 17 de Dezembro, no “Bate-Papo com VM7”, a partir das 16h30. O evento, que será transmitido em directo na página do Facebook do candidato presencial Venâncio Mondlane.
Contudo, reconhecido pela sua oratória incisiva e pela defesa de valores pan-africanos, PLO-Lumumba continua a ser uma voz influente no continente, utilizando a sua experiência como advogado, mediador internacional e defensor do desenvolvimento político e económico de África. (Bendito Nascimento)