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Home Integrity Reflexões O caldeirão do escriba

BALTHAZAR o “BELLO – 400”: O Rei do Widas & (I)Moralidade, Indecência e Poder

Nos últimos dias, a Guiné Equatorial e as redes sociais têm sido abaladas por um escandalo sexual envolvendo Balthazar Ebang Engonga, conhecido como “O Bello,” director da Agência Nacional de Investigação Financeira (ANIF). É um dos filhos de Balthazar Engonga Edjo’o, presidente da Comunidade Economica e Monetaria Centro-Africana (CEMAC) e sobrinho do presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo – o presidente mais antigo do mundo, estando no poder desde 1979. Mais de 400 vídeos íntimos vazaram, envolvendo Balthazar com diversas mulheres – muitas delas esposas e parentes de figuras influentes do país, como também parceiras de tios, irmão, pastor, entre outros – no seu gabinete, localizado no Ministério das Finanças.

15 de Novembro, 2024
em O caldeirão do escriba
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BALTHAZAR o “BELLO – 400”: O Rei do Widas & (I)Moralidade, Indecência e Poder
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By Miguel Osório

O presidente Obiang classificou o caso como uma “violação da conduta e moralidade pública”, demitiu Balthazar e determinou medidas para conter a disseminação dos vídeos, que circularam principalmente pelo WhatsApp. Afirmando que “Não podemos continuar a ver famílias sendo destruídas”. A primeira-dama guineense, Constancia Mangue Obiang, disse estar muito irritada com o incidente, que ela descreveu como “embaraçoso”. Enquanto analistas como Nsang Christia Esimi Cruz, activista em Londres, sugerem que o escandalo pode fazer parte de uma disputa de sucessão, com o vice-presidente – Teodorín Obiang, filho do presidente –  tentando eliminar potenciais concorrentes. “O que estamos vendo é o fim de uma era, o fim do catual presidente, e há uma [questão] de sucessão e esta é a luta interna que estamos vendo”, disse à BBC Focus on Africa.

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A história de Baltazar não é apenas sobre poder, beleza ou status; é uma narrativa que toca questões mais profundas sobre a natureza humana, os desejos ocultos e as fragilidades das estruturas sociais. Balthazar, descrito como um homem poderoso, de estatura imponente, beleza sedutora, parece ser o tipo de figura que, por sua aparência e posição de influência, poderia atrair as mulheres de maneira quase irresistível. De acordo com os vídeos, demonstra uma duração média sexual de 2 minutos, pénis acima da média “entre 17-22 cm e 10 a 12 cm de diâmetro”, carectas durante o acto sexual, uma performance comum e não malabarístico, provavelmente uma bela fragrância e muita conversa fiada, e o poder associado provoca desejo e admiração. Mas a pergunta que surge é: será que são essas características físicas e de status que realmente explicam o comportamento das mulheres que se envolvem com ele? Ou há algo mais nas entrelinhas dessa história?

Será que, para essas mulheres, a atracção vai além do físico e do poder, tocando em necessidades mais profundas e complexas? O que faz uma mulher, mãe de família, sair do caminho tradicional e se envolver com alguém como Balthazar, sem o uso de preservativo e aceitando ser filmada em momentos tão íntimos e vulneráveis? Essa é a questão que ecoa, gerando reflexão. O desejo de uma experiência fora do comum? A busca por uma validação que o cotidiano e a rotina não oferecem? Ou talvez a sedução do poder, que, muitas vezes, oferece não só prazer momentâneo, mas a promessa de uma sensação de pertencimento, de conexão com algo maior?

É interessante pensar, também, em como a vulnerabilidade emocional pode ser um factor importante. Em um contexto de fragilidade nas relações familiares ou de insatisfação com a vida cotidiana, figuras como Balthazar podem representar uma fuga temporária, uma forma de escapar da rotina, do peso das responsabilidades, e até mesmo da perda de autoestima. A promessa de um amor imortalizado, de um.. momento de brilho em meio à escuridão cotidiana, pode ser suficiente para que alguém aceite se expor a riscos — riscos de saúde, emocionais e até sociais.

Essa dinâmica encontra eco nas observações de Sanyu A. Mojola em Love, Money, and HIV: Becoming a Modern African Woman in the Age of AIDS, onde ela explora como o amor e o dinheiro se entrelaçam na construção da identidade feminina moderna. Mojola argumenta que, para muitas mulheres jovens, o desejo por uma identidade moderna gera novas “necessidades” de consumo, como roupas, cosméticos e produtos de higiene, que representam status e pertencimento. No caso de Balthazar, essa aspiração parece refletir-se nas mulheres que se envolvem com ele, atraídas não apenas pelo homem em si, mas pelo que ele simboliza em termos de poder e uma vida fora do comum. Mark Manson, em A Arte Subtil de Saber Dizer que se Fda*, reforça essa ideia ao discutir como a cultura de consumo e as redes sociais amplificam as expectativas e os desejos, incentivando a busca de validação e idealizações. Nessa perspectiva, a atração por figuras como Balthazar surge como uma tentativa de transcender a rotina e de se conectar a algo maior, mesmo que isso implique riscos e vulnerabilidades

Consequências para a Saúde Pública e Familiar

A partir dessa situação, é possível observar o impacto devastador de redes de relações extraconjugais que, além de colocarem em risco a saúde de todas as partes envolvidas, geram um efeito dominó de consequências, de todos os envolvidos, seus familiares, e até mesmo para a estrutura moral da sociedade.

O envolvimento sem preservativo, por exemplo, é uma das questões mais difíceis de entender, especialmente com a crescente conscientização sobre as infecções de transmissão sexual e o HIV. Como mulheres, principalmente mães de família, poderiam tomar uma decisão tão arriscada? Talvez, no calor da paixão, do momento, o uso do preservativo seja visto como uma barreira, uma interrupção do prazer, ou, ainda, uma demonstração de desconfiança. A ausência de preservativo pode simbolizar a busca por uma conexão mais profunda, um desejo de intimidade sem limitações, sem protecção. E, nesse espaço de vulnerabilidade, surge a aceitação de ser filmada — um registro que, ao mesmo tempo, busca eternizar a experiência, mas também a expõe de forma cruel, expondo a mulher e sua dignidade de maneiras irreversíveis.

Em um cenário em que um dos envolvidos – ou mesmo Balthazar – está infectado com HIV ou outras Infecções de Transmissão sexual (ITSs), o impacto desse tipo de comportamento é ampliado de maneira exponencial. Cada nova parceira potencialmente contaminada representa uma conexão com uma rede de novas infecções, espalhando o risco para os lares dessas mulheres. Para as esposas, maridos e até filhos que residem nesses lares, isso não representa apenas uma traição emocional, mas uma ameaça directa à saúde e à vida. Infelizmente, o conceito de fidelidade, em algumas situações, faz com que o uso de preservativos seja visto como desnecessário, o que agrava ainda mais o perigo. O uso da abordagem de Caso índex para fazer o rastreio e testagem de todos da rede seria necessário, para casos de confirmação e identificação de novos inícios em TARV. O uso de preservativos continua a ser essencial, e a rejeição a eles em nome da “confiança” exacerba o perigo.

Impacto Familiar e Riscos de Saúde Mental

A repercussão desse escandalo abala profundamente as estruturas familiares dos envolvidas. Muitos familiares, especialmente filhos e cônjuges, são expostos a situações de vergonha pública e bullying, o que pode desencadear traumas emocionais e questões de autoestima. Durkheim, sociólogo renomado, explicou que a dissolução dos laços familiares e a perda de suporte emocional podem resultar em crises emocionais profundas, perda de autoestima e, até mesmo, tentativas de suicídio – uma saída para a vergonha e a dor –a, quando lares se fragmentam diante de um choque público de tal magnitude.

Os filhos das mulheres envolvidas podem enfrentar traumas e estigmatização a longo prazo e, afectando seu desenvolvimento social e emocional. O ambiente familiar se torna hostil, marcado por desconfiança e desconforto, gerando o que Durkheim chamava de “anomia” — uma quebra das normas e dos valores que sustentam a estabilidade social.

Reflexões sobre Moralidade e Saúde Pública

Este caso representa uma crise de valores na qual a falta de responsabilidade, aliada ao abuso de poder, coloca a saúde pública em risco. A moralidade pessoal e a ética nos relacionamentos são fundamentais para manter a sociedade saudável e segura. Quando indivíduos agem motivados pelo prazer e pelo interesse pessoal, como Kant denominou “heteronomia moral”, ignorando o respeito pelos outros e as consequências de suas ações, o impacto se espalha para além do indivíduo, afectando a colectividade.

A Bíblia também oferece orientações sobre as consequências do adultério e da infidelidade. Em Provérbios 6:32, o adultério é condenado como uma violação do compromisso matrimonial e da responsabilidade familiar. Hebreus 13:4 reforça a importância de preservar a pureza do casamento, enfatizando o respeito pelo vínculo familiar.

O caso de Balthazar revela uma crise social mais ampla, onde poder e acesso a recursos colocam em risco a saúde pública e a moralidade. A falta de valores sólidos dentro das relações contribui para a propagação de doenças, a desintegração familiar e problemas emocionais graves. Em um cenário onde relacionamentos consentidos, mas desprotegidos, envolvem trocas de favores por bens materiais, é crucial que a sociedade, instituições de saúde e organizações de apoio psicológico trabalhem juntas para enfrentar as consequências e criar um ambiente de respeito, saúde e segurança para todos.

Na sequência desta análise, em breve será apresentada uma segunda abordagem na colectânea, que trará uma perspectiva ampliada sobre o fenómeno Balthazar, explorando mais a fundo como o poder e a indústria sexual se entrelaçam e impactam a sociedade contemporânea. Esse próximo estudo examinará as dinâmicas de sexualização e consumo de intimidade, reflectindo sobre a forma como essas tendências influenciam nossas concepções de desejo, status e vulnerabilidade.

Tags: BALTHAZARBELLOMORALIDADEPoder
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