Falando à imprensa logo após a sua escolha, Daniel Francisco Chapo disse: “quero agradecer a todos membros do partido no País pela confiança depositada e dizer que vamos trabalhar com base no programa da Frelimo para a vitória no dia 09 de outubro. Na Frelimo trabalha-se com missões, o partido é que confia nos seus quadros e esta é mais uma missão, a semelhança de tantas outras que já foram exercidas como a de administrador de Nacala-a-Velha, administrador de Palma e governador de Inhambane, e hoje os camaradas depositaram esta confiança de realmente ser candidato da Frelimo para as eleições do dia 09 de outubro próximo.”

“Vamos trabalhar com todos os extratos sociais para responder a primeira pergunta, estamos a falar dos jovens, das mulheres, dos homens, dos combatentes, incluindo os meus amigos aqui da comunicação social que fazem um excelente trabalho para o desenvolvimento do País”, garantiu Daniel Francisco Chapo, o candidato eleito pela Frelimo para às eleições de 09 de outubro próximo.

Daniel Francisco Chapo nasceu a 06 de janeiro de 1977, na vila de Inhaminga, distrito de Cheringoma, na província de Sofala. É filho de Francisco Chapo e de Helena dos Santos Chiremba. Na infância, frequentou o ensino primário, entre 1982 e 1985, no distrito de Inhaminga, sua terra natal. De 1986 a 1987, continuou o ensino primário na Escola Primária Josina Machel, no distrito de Dondo, onde entre 1988 e 1996, fez o ensino secundário do primeiro ciclo. De 1997 a 1998, concluiu o ensino secundário geral do segundo ciclo na Escola Secundária Samora Machel, na cidade da Beira.

Trabalhou como locutor na Rádio Miramar na cidade da Beira e Rádio Comunitária de Nacala-Porto, na província de Nampula.

Daniel Francisco Chapo é licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a maior instituição de ensino superior do País. Fez um curso de Conservador e Notariado, na província de Maputo. De 2013 a 2014, fez o mestrado em Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), na delegação de Nampula.

Daniel Francisco Chapo foi nomeado conservador para o distrito de Nacala-Porto em 2005. Enquanto advogado de profissão, estagiou na Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM), entre 2007 e 2008. Em 2009, foi docente de Direito Constitucional e Ciências Políticas, na então Universidade Pedagógica, delegação de Nacala, onde viria a ser administrador de Nacala-a-Velha. Em novembro de 2015 viria a ser transferido para Palma, na província de Cabo Delgado e em março de 2016 foi nomeado governador de Inhambane.

Nas eleições de 15 de outubro de 2019 concorrer a governador de Inhambane, onde viria a ser eleito e tomou posse a 22 de janeiro de 2020. Quatro anos depois, depois de ter sido colocado na curta lista da Comissão Política do Partido Frelimo como “fauna acompanhante”, Daniel Chapo acabou saindo pela porta grande do Comité Central da Frelimo como o candidato do Partido para às eleições gerais, legislativas e provinciais de 09 de outubro de 2024, onde antevê-se que caso seja eleito será o primeiro Presidente de Moçambique oriundo da zona centro (quinto desde 1975), curiosamente na província considerada bastião da oposição moçambicana, onde surgiram figuras como Urias Simango, Afonso Dhlakama, Daviz Simango e outras. (Omardine Omar)








Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I
submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole
thing. Do you have any helpful hints for first-time blog
writers? I’d definitely appreciate it.