INTEGRITY, MAPUTO, DEZEMBRO DE 2023 – Solicitar um serviço de táxi por aplicativo era algo que poderia garantir o mínimo de segurança possível, mas nos dias actuais o utente fica com receio de solicitar um “Yango”, pois com pouca sorte coincide com motorista que se apodera dos seus pertences, bolsas, celulares, assessórios e muito mais.
Mohemed Adamo, Director Geral da Yango em Moçambique em entrevista ao nosso site, explicou que os casos de assaltos acontecem para ambos, pois há vezes que o próprio motorista é que sofre assalto perpetrado por um suposto passageiro.
“O aplicativo tem várias camadas de segurança, primeiro a segurança do passageiro e a do motorista. O passageiro quando solicita uma viagem, pode partilhar a rota da viagem com algum familiar para acompanhar a viagem e também temos uma central de emergência em que o passageiro tem a oportunidade de se conectar as autoridades locais” explicou.
O diretor geral da Yango explicou ainda que mesmo no final da viagem, o passageiro tem registos dos dados da sua viagem, tais como o motorista, a matrícula e marca da viatura e muito mais que pode usar em situações de necessidade.
“Para o lado do motorista acabamos de implementar recentemente medidas de segurança que permitem que o condutor veja o número de viagens que este passageiro já fez; por exemplo meia noite ou uma da manhã que são horas mais perigosas, se o motorista recebe uma solicitação de um usuário que tem um número de viagens ele pode recusar o pedido porque pode se sentir inseguro”, explicou.
Mohemed Adamo explicou que casos comuns, são de motoristas que são assaltados por supostos passageiros que chegam a perder celulares e dinheiro da receita. ONÉLIO LUÍS