Estes dados constam do relatório sobre “Liberdades de Imprensa e Direitos Humanos em Moçambique”, lançado na quarta-feira (03), em Maputo, durante a conferência alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Além destes casos, o relatório denuncia a prevalência de níveis preocupantes de violações dos Direitos Humanos na internet, com as mulheres a figurarem na lista das principais vítimas.
Para o Director Executivo do MISA, Ernesto Nhanale, estes dados são animadores. Mas, refere, a redução resulta do ambiente do medo ainda instalado em Moçambique, o que concorre para a autocensura dos jornalistas que cobrem assuntos sensíveis. O outro factor, segundo Nhanale, é a estratégia de conciliação directa entre a vítima e o agressor, o que nem sempre permite o registo e a documentação de evidências em relação aos casos.
A este propósito, a Embaixadora do Reino dos Países Baixos, Elsbeth Akkerman, descreveu, na sua intervenção de abertura, o cenário ainda sóbrio que caracteriza a profissão jornalística no mundo, apontando o facto de, em 2022, terem sido assassinados 67 jornalistas, contra 47 registados em 2021. Para a diplomata, estes dados demonstram, em si, o quão espinhoso é o exercício do jornalismo em Moçambique e no mundo.
Para a Alta-Comissária do Canadá, em Moçambique, Sara Nicholls, as Liberdades de Imprensa e de Expressão constituem pilares fundamentais na protecção dos Direitos Humanos. “O Canadá acredita firmemente que a Liberdade de Imprensa e a Liberdade de Expressão são essenciais para a protecção dos Direitos Humanos e das Liberdades fundamentais”, sublinhou.
Por seu lado, o Vice-Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Filimão Suaze, destacou a relevância dos media no fortalecimento das democracias em Moçambique e no mundo, apontando para o facto de, no país, estarem em curso reformas do quadro legal que poderão contribuir para o fortalecimento do sector mediático nacional.
Durante a conferência, foram discutidos importantes temas sobre os media e os Direitos Humanos, tendo gerado importantes reflexões sobre os percursos e as práticas profissionais na promoção e defesa de direitos e liberdades fundamentais, com destaque para a problemática da inclusão da Pessoa com Deficiência e as violações contra jornalistas e suas consequências nas democracias modernas, temas exaustivamente abordados pelo Presidente do Conselho Superior da Comunicação Social, Rogério Sitoe, pelo Director Executivo do MISA Moçambique, Ernesto Nhanale, e pela representante, no evento, do Fórum das Organizações Moçambicanas de Pessoas com deficiência – FAMOD, Lígia Matimbe.
Nas suas notas de encerramento, o Presidente do MISA Moçambique, Jeremias Langa, destacou a importância do evento na discussão de questões candentes da classe mediática, mostrando, ao mesmo tempo, a sua apreensão quanto às crescentes restrições do espaço cívico moçambicano.
“Uma das questões que causa desgosto, na actualidade, é o facto de, até um simples direito à manifestação merecer uma repressão desmedida das autoridades. Por favor, deixem as pessoas manifestarem-se. É um direito constitucionalmente protegido”, afirmou.
Sob o lema “Moldando o futuro dos Direitos: a liberdade de expressão como o pilar dos demais Direitos Humanos”, o evento serviu, igualmente, para o lançamento do relatório da missão da Internacional Press Institute (IPI), em Moçambique, no capítulo dos media. (NOTA INFORMATIVA)
There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
I very delighted to find this internet site on bing just what I was searching for as well saved to fav
You re so awesome! I don t believe I have read a single thing like that before.
So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. Watch بی بیس ی
I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
I like the efforts you have put in this regards for all the great content.
I just like the helpful information you provide in your articles
There is some nice and utilitarian information on this site.Live TV
Very nice blog post. definitely love this site.tick with it!-vox up livestream
I really like reading through a post that can make men and women think.ASURION 2 Year Electronics Protection Plan ($50 – $59.99) – Hot Deals
lso thank you for allowing me to comment!. – hey dudes mens
Thank you for great article. look forward to the continuation.
I learned a lot from the information you shared, thank you! view publisher site