Com um documentário de 70 minutos, Camilo de Sousa e Isabel Noronha, trazem outros e mais detalhes da história do País contados na primeira pessoa, portanto, o filme ainda não obteve aval para passar nas televisões moçambicanas devido às narrativas que apresenta, dentre eles, os contornos do acontecimento do famigerado acampamento do quartel Omar, os erros que se seguiram ao longo do processo, entre outras peripécias que o mesmo apresenta. Os outros aspectos são devido à veia crítica do cineasta que, lamenta o facto de após vários anos de independência, o País esteja como está.
O documentário que contém dizeres como: “das janelas desta casa, sonhei um País justo, um País livre e igual para todos os moçambicanos, sonhei e lutei (…).”
Após assistir ao documentário no auditório da UCCLA, em Lisboa, Cristina Plácido, espectadora e que viveu em Moçambique, questionou o rumo do País. “Como é que hoje há tribalismo em Moçambique? Era uma das coisas que o Presidente Samora, quis sempre dizer, abaixo o tribalismo. Eu quero agradecer à Isabel por nos terem mostrado os erros que houve e senhor embaixador já não é tempo de erros (…) porquê, que o funeral do Azagaia deu o problema que está a dar, senhor embaixador? Os mortos não falam, senhor embaixador.”
Já para o Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule, “para além daquilo que agente aprende nas escolas, nas faculdades, que agente lê, foi possível ouvir relatos na primeira pessoa sobre factos que constituem longo percurso, difícil e doloroso sobre o qual o nosso País foi passando (…).”
De referir que o filme “Sonhámos um País”, é o título de um documentário biográfico de Camilo de Sousa, cineasta e antigo combatente da luta de libertação de Moçambique do jugo colonial português e da cineasta Isabel Noronha. O filme de 70 minutos contextualiza o reencontro de dois camaradas da FRELIMO e recorda o período pós-independência, quando a alegria da libertação deu lugar aos tempos sombrios em que a procura do “homem novo” veio destruir os sonhos e as ilusões de um País e de um povo que almeja voos maiores.
O filme foi exibido no ciclo de cinema do “Moçamicá”, onde estão em exposição obras de artistas plásticos de Moçambique na UCCLA em Lisboa, capital de Portugal. (INTEGRITY)
Great website. Lots of useful information here. I look forward to the continuation.
We always follow your beautiful content I look forward to the continuation.
Very well presented. Every quote was awesome and thanks for sharing the content. Keep sharing and keep motivating others.
You re so awesome! I don t believe I have read a single thing like that before. Watch bbc farsi
Great information shared.. really enjoyed reading this post thank you author for sharing this post .. appreciated
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will
I am truly thankful to the owner of this web site who has shared this fantastic piece of writing at at this place.
I just like the helpful information you provide in your articles
Awesome! Its genuinely remarkable post I have got much clear idea regarding from this post
Great post Thank you. look forward to the continuation.Live TV
I very delighted to find this internet site on bing just what I was searching for as well saved to fav .-v0x live
This post post made me think. will write something about this on my blog. ave a nice day!! .Huggies Natural Care Sensitive Baby Wipes Unscented Hypoallergenic 6 Flip-Top Packs (288 Wipes Total) – Hot Deals
I think the admin of this site is really working hard for his website since here every stuff is quality based data. – mens hey dudes
Thank you very much for this wonderful information.
I found the information you shared very interesting, thank you! More Help