Socorrendo-se do artigo 24 da Lei n° 16/202, de 14 de Agosto, Lei de Probidade Pública, que estabelece o seguinte: “um servidor público não deve auferir benefícios à margem daqueles a que tem direito legalmente.”
O ofício do MEF, refere que “antes da entrada em vigor da Lei n° 5/2022, revista e republicada pela Lei n° 14/2022, os funcionários auferiram cumulativamente o vencimento como funcionário de Estado, bem como o subsídio na qualidade de membro da Assembleia Provincial”. Contudo, com a operacionalização da reforma salarial, os subsídios antes pagos passaram a ser considerados como salários e remunerações, não sendo actualmente cumulativos.
No entanto, escreve o MEF, “em cumprimento do despacho de 02 de Março de 2023 de S. Excia o Ministro da Economia e Finanças solicita-se à S. Excia a notificação dos funcionários visados (…) para procederem as devoluções na totalidade à favor dos cofres do Estado, na [Conta de Receita de Terceiros] ou querendo, se pronunciarem no prazo de 15 dias, contados a partir da data da recepção da notificação. Findo o prazo de 15 dias atrás referido, deverá mensalmente proceder os descontos na folha de salário, com retenção na fonte.
Entre as assembleias provinciais onde o caso é mais gritante, o destaque vai para a província de Gaza, onde os pagamentos foram astronómicos conforme demonstram os documentos em anexo nos despachos. Entretanto, fontes devidamente posicionadas ouvidas pela “Integrity” confidenciaram-nos que “tudo não passa de uma estratégia de manipulação da opinião pública, uma vez que os membros das AP passaram a ganhar altos salários, uma vez que a senha de presença virá como um salário acumulado trimestralmente.”
De lembrar que “Integrity” já havia revelado os contornos dos pagamentos indevidos que estavam a ser registados nas AP e outros sectores da Função Pública, facto confirmado dias posteriores pelas autoridades governamentais que viram a necessidade de alterar certos dispositivos, uma vez que nos moldes procedia o País estaria na bancarrota em pouco tempo – uma situação que o próprio partido Frelimo, na última sessão do Comité Central realizada entre 24 e 25 de Março de 2023, ordenou o executivo a arranjar formas de justificar-se e desculpar-se aos FAE pelas trapalhadas verificadas na implementação desta reforma. (Omardine Omar)
Great information shared.. really enjoyed reading this post thank you author for sharing this post .. appreciated
I very delighted to find this internet site on bing just what I was searching for as well saved to fav
A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.
I m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest. Watch پخش زنده bbc فارسی
This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.
I really like reading through a post that can make men and women think. Also thank you for allowing me to comment!
This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
lso thank you for allowing me to comment!.<a href="https://www.maps.google.co.uk/url?sa=t
Thank you for great article. look forward to the continuation.-lifestream vox
This is my first time pay a quick visit at here and i am really happy to read everthing at one place .rabbitgoo Dog Harness No-Pull Pet Harness with 2 Leash Clips Adjustable Soft Padded Dog Vest Reflective No-Choke Pet Oxford Vest with Easy Control Handle for Large Dogs Black L – Hot Deals
I do not even understand how I ended up here but I assumed this publish used to be great . – mens hey dudes
I appreciate you sharing this blog post.hanks Again.
Absolutely breathtaking, I’d love to visit this place! click resources