O linchamento ocorreu após um grupo de cerca de 200 pessoas exigir, na esquadra local, a responsabilização da polícia pela morte de uma pessoa detida, segundo Feliciano da Camera, porta-voz provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Tete.
População do posto administrativo de Zóbuè agride até a morte agente da PRM depois da morte de um jovem nas celas local
Inconformada pela explicação das autoridades sobre a morte do meu amigo nas celas, população invade posto policial de Zóbuè e agride até a morte o chefe do posto policial local. Informações dão conta que se suspeita que o jovem tenha sido estrangulado nas celas, pois a ex esposa estava num relacionamento com um agente da PRM que trabalha naquele posto policial e é essa razão que levou a população local a agir até esse ponto.
Depois da acção popular, amante assim como a ex do malogrado figuram para parte incerta para escapar da fúria popular. Mas o mais preocupante é que para além da versão das autoridades já começa surgindo grupos de pessoas que estão a politizar essa situação, Zacarias Caliate nunca foi membro de nenhum partido político. Era um jovem electricista que vivia de seus biscatos e formando outros jovens a saber fazer. Portanto, não constitui verdade o que o “Bifes de Tete” avança na sua publicação de ontem dando conta que quem invadiu o posto policial são membros da ANAMOLA. Trata-se da população que ficou furiosa pela situação que já vinha assistindo.
No entanto, apuramos que Zacarias Caliate Suqueio é nome do jovem morto na noite do dia 02 de Novembro de 2025 nas celas do posto policial de Zóbuè, posto administrativo de Zóbuè, distrito de Moatize, província de Tete. Nascido no dia 16 de Março de 1994, no posto administrativo de Zóbuè onde iniciou os estudos na escola primária local em 2002.
Em 2015 concluiu 12ª classe na Escola Secundária de Cateme, distrito de Zóbuè. Durante a sua frequência naquela escola, Zacarias Caliate Suqueio foi locutor e jornalista da Rádio Comunitária de Cateme onde trocou de comunicador com a profissão de electricista depois de ter participado da formação ministrada naquela escola pela Tecnicol onde foi classificado como sendo um dos melhores formandos dos 5 seleccionados.
Formado como electricista, Zacarias Caliate Suqueio dedicou-se nos biscates de instalação casa. Em 2016, Zacarias Caliate Suqueio foi contratado pela Associação da Juventude Empreendedora em Moçambique (AJEM) onde trabalhou como formador de electricidade em Zóbuè (Moatize) e Mukumbura. Desde lá Zacarias Caliate viveu de contratações com instituições privadas que admiravam seu trabalho como formador, assim como electricista, trabalhou para mais de três associações.
A polícia esclareceu que a pessoa detida foi encontrada morta na cela, na noite de domingo, caso “confirmado por uma equipa técnica especializada”. “A população conseguiu tomar como refém, neste caso, um agente da polícia, que logo de seguida sofreu agressões físicas e estes indivíduos também acabaram por atear fogo até o corpo deste mesmo agente da Polícia da República de Moçambique, que logo de seguida também perdeu a vida”, disse o porta-voz.
Feliciano da Camera avançou que a situação foi controlada e se vive um “ambiente de acalmia” na região, após reforço do contingente policial. (Fonte: Lusa/TV Sucesso/INTEGRITY)








For the reason that the admin of this site is working, no uncertainty very quickly it will be renowned, due to its quality contents.
nursing admission UAE
law scholarships UAE
بكالوريوس تحليل البيانات الإمارات
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
very informative articles or reviews at this time.
دعم نافس للتعليم العالي
There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
رسوم التمريض الإمارات
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.