O acordo permitirá o lançamento de uma plataforma digital nacional de formação em empreendedorismo, acessível a milhares de jovens moçambicanos, bem como a realização de um desafio competitivo de inovação, que irá identificar, apoiar e incubar os melhores projectos juvenis, conectando-os a empresas, investidores e incubadoras.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração da FSA, Paulo Oliveira, “o Programa Elevate surgiu como resposta a um dos maiores desafios de Moçambique: o desemprego juvenil. Com esta parceria com a FieldReady, damos um salto qualitativo no empoderamento da juventude, criando não só histórias de sucesso, mas também soluções concretas que respondem a desafios locais e oportunidades globais.”
A parceria prevê três fases de implementação: Lançamento nacional da formação digital em empreendedorismo; Seleção e mentoria dos 20 melhores jovens empreendedores; e o Reconhecimento e apoio aos cinco (5) melhores projectos, com capital semente, incubação e ligações ao sector privado.
Através desta iniciativa, a Fundação Salimo Abdula e a FieldReady pretendem capacitar mais de 15.000 jovens em todo o país, promovendo a inovação aberta, o pensamento crítico e a empregabilidade.
O memorando de entendimento reforça o compromisso da FSA em posicionar-se como uma ponte entre jovens talentos e os sectores estratégicos da economia, incluindo o sector de energia e gás, abrindo espaço para novas oportunidades de cooperação. Para maior dinamização desta iniciativa, a Fundação convida empresas, instituições e organizações da sociedade civil a juntarem-se a esta missão de investir no maior recurso de Moçambique – a juventude.