Ao todo, 14 expositores apresentarão um amplo leque de inovações e soluções em sectores-chave, como transporte e logística, energias renováveis, manufactura, engenharia, tecnologias ambientais, entre outros. O Pavilhão Alemão também receberá representantes dos Estados Federais alemães da Saxónia e Baden-Württemberg.
Além das actividades no pavilhão alemão, vários eventos paralelos promoverão o diálogo e o intercâmbio entre o sector privado, os decisores políticos e a sociedade civil alemã e moçambicana. Um dos destaques é a quarta edição da série “Diálogos Climáticos de Maputo”, a 27 de agosto, com foco nas “oportunidades da mineração adaptado ao clima e a economia circular no sector mineiro Moçambicano”.
No dia 28 de agosto, quinta-feira, assinala-se o Dia da Alemanha na FACIM, com uma série de eventos coorganizados por instituições alemãs como o KfW, GIZ e a Câmara de Indústria e Comércio Alemã-Sul-Africana (AHK), representada em Moçambique. Um momento marcante será a participação do Ministro das Comunicações e Transformação Digital de Moçambique, Américo Muchanga, que irá participar num painel de discussão sobre o papel da transformação digital no desenvolvimento. Além disso, o dia será marcado por eventos sobre empreendedorismo feminino, bem como sobre oportunidades de financiamento inclusivo para o sector agrícola de Moçambique.
O Embaixador da Alemanha em Moçambique, Ronald Münch, destacou a importância da feira: “A FACIM é uma plataforma importante para as empresas alemãs mostrarem os seus pontos fortes e aprofundarem as parcerias económicas com Moçambique”, afirmou. «Para que os investimentos prosperem, é essencial que exista um quadro estável, que proporcione confiança e oportunidades de crescimento a longo prazo.»
A Alemanha é reconhecida como um dos expositores de longa data da FACIM, tendo sido eleita o melhor país expositor nas duas últimas edições. A participação da Alemanha na 60ª edição reforça o compromisso contínuo da Alemanha em aprofundar as relações comerciais e de investimento em Moçambique.
Anexo: Visão geral dos principais eventos selecionados da presença da Alemanha na FACIM 2025
O Stand da Alemanha está localizado no Pavilhão nº 6 (CHAIMITE)
Quarta-Feira, 27 de Augusto 2025
14h00 – 16h00
Pavilhão 15
Seminários n°2
Diálogos Climáticos Maputo – Encontro empresarial na FACIM 2025: Oportunidades da mineração inteligente em termos climáticos e da economia circular para o setor mineiro de Moçambique (inglês e português).
Organizadores: Embaixada da Alemanha, Konrad-Adenauer-Stiftung (KAS) em cooperação com a Câmara de Minas de Moçambique (CMM) e IHK Chemnitz, BGR (Instituto Federal de Geociências e Recursos Naturais), com o apoio da AHK (Câmara de Indústria e Comércio Alemã-Sul-Africana representada em Moçambique).
Quinta-Feira, 28 de Augusto 2025 (Dia da Alemanha na FACIM 2025)
11h00 – 13h00
Sala de Conferências (VIP) Pavilhão (16)
Tecnologia e Transformação Digital como motor para o Desenvolvimento de Moçambique
Abertura pelo Ministro da Transformação Digital e Comunicação, Américo Muchanga
Organizadores: EuroCam Mozambique, GIZ, & AHK
13h15 – 14h00
Pavilhão da Alemanha
Evento conjunto da GIZ: Mulheres empresárias moçambicanas abordando novos mercados – Apresentação Elevator Pitch
Organizador: GIZ
14h15 – 16h00
Pavilhão da Alemanha
Simpósio de especialistas no Pavilhão Alemão:
Painel de Stakeholders do FINOVA: Finanças Inclusivas para o Futuro Agrícola de Moçambique
Organizador: GIZ & KfW
Na sexta-feira e no sábado, 29 e 30 de agosto, o Centro Cultural Alemão-Moçambicano (CCMA) realizará uma série de cursos introdutórios interativos de alemão, oferecendo aos participantes uma visão geral abrangente das oportunidades disponíveis para o aprendizado do idioma.







