Desenvolva as suas competências
Para se tornar um cineasta eficaz, necessita de adquirir as competências fundamentais da profissão. Pode encontrar recursos online, frequentar uma escola universitária de cinema, um instituto de cinema ou candidatar-se a uma academia de pós-graduação pan-africana de curta duração e intensiva, como a MultiChoice Talent Factory, com academias em Nairobi, Lagos e Lusaka.
Construa uma rede de contactos
Negócio significa construir um ecossistema de contactos – fornecedores, clientes, parceiros e potenciais clientes. Todos os que conhece na indústria fazem parte da sua rede. Conheça-os, partilhe ideias e explore formas de trabalhar em conjunto.
Um excelente exemplo é a plataforma Film Chat criada por antigos alunos da MTF África Oriental; Sihnemariam Abebe, Kabogozza Brian, Linda Dinah e Lewis Monga Oscar (turma de 2024). Este encontro virtual semanal, realizado todas as Quintas-feiras, às 7-9 PM EAT, liga aspirantes a cineastas de toda a África para discutirem projectos, partilharem viagens e explorarem formas de transformar a paixão em lucro. Participar nestas comunidades pode abrir portas a colaborações e oportunidades.
Os portais do sector também oferecem formação, informação e oportunidades de negócio. Estas plataformas permitem-lhe conectar-se com profissionais criativos do sector, como actores, editores, argumentistas e directores de fotografia.
Registe uma empresa
Depois de adquirir as competências necessárias, pode registar formalmente a sua empresa no estado. Por exemplo, no Quénia, pode fazê-lo através da plataforma eCitizen. Na Nigéria, faça-o através da Comissão de Assuntos Corporativos e, na Zâmbia, pode contactar a Agência de Registo de Patentes e Empresas (PACRA).
Crie um excelente trabalho
O público quer ver-se reflectido nos filmes, programas e nos conteúdos que vê. Ideias novas e criativas, autênticas e relevantes, terão impacto nas pessoas e garantirão que o seu trabalho encontra espectadores entusiasmados – e um mercado comercial viável. Expresse-se com confiança, seja fiel àquilo em que acredita e isso irá certamente cativar a imaginação do seu público e seguidores.
Divulgue o seu Trabalho
Visibilidade é tudo. Inscreva os seus filmes em festivais, exibições e competições para obter reconhecimento. Por exemplo, os recentes antigos alunos da MTF estão a causar impacto em grandes eventos: Mnena Akpera, da África Ocidental, Khumiso Rebabedi, da África Austral, e Hannah Nalunga Lukodda, da África Oriental, foram recentemente seleccionadas entre 32 estrelas em ascensão para o 5º Durban FilmMart SA, uma prestigiada plataforma para cineastas africanos apresentarem projectos e se ligarem a financiadores.
Mesmo que o seu trabalho não esteja em exibição, participe em festivais como o Festival Internacional de Cinema de Zanzibar (ZIFF) ou o Africa Magic Viewers’ Choice Awards (AMVCA) para fazer networking com produtores, realizadores e financiadores. Estas plataformas podem gerar parcerias e oportunidades de financiamento.
Obtenha financiamento
Os argumentos e tratamentos podem ser criados a baixo custo. Quando estiver pronto para iniciar a produção, escreva uma motivação e uma sinopse concisa do seu filme. Poderá apresentá-los a potenciais financiadores. Estes podem ser fundos de investimento privados, instituições cinematográficas nacionais ou financiadores estrangeiros e festivais de cinema. Na África Oriental, existem fundos de desenvolvimento. As principais plataformas africanas de TV e streaming, como a MultiChoice e a Showmax, também têm portais de candidaturas, onde pode levar o seu projecto da ideia à produção.
Proteja a sua Propriedade Intelectual
Os filmes, programas de TV, séries e conteúdos originais em vídeo estão protegidos por direitos de autor. A maioria das leis de direitos de autor concede aos titulares dos direitos o direito de reivindicar a propriedade de uma obra e de autorizar ou impedir a utilização dessa obra ou de obter rendimentos com ela. Na maioria dos países, a protecção dos direitos de autor é obtida automaticamente, de acordo com a Convenção de Berna. Pode também registar voluntariamente os seus direitos de autor em organismos nacionais, tais como: No Quénia, contacte o Conselho de Direitos de Autor do Quénia (KECOBO); na Nigéria, com a Comissão Nigeriana de Direitos de Autor (NCC); e na Zâmbia, com o Instituto de Propriedade Intelectual da Zâmbia (ZIPO). Outras formas simples de proteger a sua propriedade intelectual incluem registar o seu trabalho com carimbos de data e hora, inserir marcas de água em guiões e filmagens: adicionar marcas de água digitais para impedir a utilização não autorizada.
No entanto, tenha cuidado com os sites que se dizem “oficiais” e que cobram o pagamento pelos serviços de registo de direitos de autor. Junte-se a movimentos como a Copyright Coalition e a Partners Against Piracy e trabalhe activamente para combater o roubo de conteúdos.
Abrir a sua própria produtora de cinema é possível. Pode assumir o controlo da sua carreira – encontrar oportunidades, criar o seu próprio conteúdo e enriquecer a vida do seu público. E pode ganhar a vida com o conteúdo que cria. Pode fazer acontecer. Sonhe a sua vida, depois viva o seu sonho!







