De acordo com uma nota conjunta de ambas instituições, esta assistência alimentar vital sublinha o compromisso inabalável da Arábia Saudita com o alívio humanitário e o bem-estar das comunidades em crise.
“As tâmaras, um alimento básico da generosidade e nutrição saudita há séculos, são ricas em fibras, antioxidantes e minerais essenciais como potássio, magnésio e ferro. Esta doação irá melhorar directamente as dietas de famílias que enfrentam insegurança alimentar”, refere o comunicado.
As tâmaras chegaram ao Porto de Nacala e foram transportadas para a província de Cabo Delgado, onde a distribuição para as famílias afectadas pelo conflito já está em andamento.
“Estas tâmaras irão fortalecer a dieta de 100 mil pessoas, especialmente mulheres e crianças, e representam um gesto significativo de solidariedade do povo do Reino da Arábia Saudita para com o povo de Moçambique”, disse Antonella D’Aprile, Directora Nacional e Representante do PMA em Moçambique.
Por seu turno Mishaal Bin Shail, Cônsul Interino do Reino da Arábia Saudita em Moçambique, disse que “O presente de tâmaras é um símbolo silencioso, mas poderoso, de boa vontade que reflecte valores partilhados, fortalecendo os laços de amizade entre as nossas nações e ecoando um espírito de cuidado e solidariedade que define o envolvimento do Reino da Arábia Saudita com comunidades vulneráveis”.
Refira-se que Moçambique está actualmente a enfrentar uma das crises de segurança alimentar mais severas dos últimos anos. Estima-se que 5 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária urgente, e quase 40% das crianças com menos de cinco anos estão sofrendo de desnutrição crónica. (INTEGRITY)