A eleição das seguintes personalidades: Alcinda António de Abreu Mondlane, Maria Luísa Neto Fonseca Lázaro Massamba, Jamisse Uilson Taimo, Aminuddin Mohammad, Albino Forquilha (Presidente do PODEMOS), Ossufo Momade (Presidente da RENAMO) e Lutero Chimbirombiro Simango (Presidente do MDM).
O Conselho de Estado de Moçambique é um órgão político de consulta do Presidente da República, composto por membros que incluem figuras por inerência de cargos, personalidades eleitas e designadas, além do segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais. Com base nas informações mais recentes (até Maio de 2025), os membros confirmados são:
Membros por Inerência de Cargo:
- Daniel Francisco Chapo– Presidente da República (preside o Conselho).
- Margarida Talapa – Presidente da Assembleia da República.
- Maria Benvinda Levi– Primeira-Ministra.
- Lúcia Ribeiro – Presidente do Conselho Constitucional.
- Isac Chande – Provedor de Justiça.
Antigos Chefes de Estado e ex-Presidentes da Assembleia:
- Joaquim Chissano– Ex-Presidente da República.
- Armando Guebuza– Ex-Presidente da República.
- Filipe Nyusi– Ex-Presidente da República.
- Eduardo Mulémbwè– Ex-Presidente da Assembleia da República.
- Verónica Macamo– Ex-Presidente da Assembleia da República.
- Esperança Bias– Ex-Presidente da Assembleia da República.
Segundo Candidato mais Votado nas Presidenciais de 2024:
- Venâncio Mondlane, Candidato apoiado pelo PODEMOS, embora sua participação ainda seja incerta devido à sua contestação dos resultados eleitorais.
A composição total do Conselho de Estado segue o Artigo 163 da Constituição, que inclui também imunidades e regalias protocolares para seus membros. Venâncio Mondlane, apesar de ter assento garantido, ainda não confirmou publicamente se aceitará a posição, mantendo resistência ao governo actual.
O Conselho tem funções consultivas em questões críticas como dissolução do parlamento, estados de emergência e convocação de eleições. (Omardine Omar)