O crime ocorreu na residência da vítima, no bairro Nanga A, bastante patrulhado pelas forças moçambicanas e seus aliados. Além de se apoderarem de valores monetários, cuja quantidade não foi divulgada, feriram o comerciante, hospitalizado no Centro de Saúde de Macomia-sede.
Fontes próximas informaram não haver relatos sobre os autores do crime, mas os colegas da vítima estranham o facto de o assalto ter ocorrido em um bairro tão patrulhado pelas forças de defesa e segurança nacionais e estrangeiras (educação).
Trata-se de uma situação que está gerando medo entre os comerciantes locais “Hoje é ele, amanhã pode ser outro. Então, não sabemos o que fazer, mas aqui temos forças do governo, e essas coisas acontecem assim mesmo.”
Sob condição de anonimato, outro agente económico no mercado de Macomia afirmou, neste Domingo, que a situação revela os desafios de segurança que a região enfrenta, mesmo com a presença das forças conjuntas.
“É verdade, o nosso colega está hospitalizado porque foi agredido. Não se conhece as pessoas. Infelizmente, estamos apenas ficando, e, mesmo com a presença das forças, esses factos acontecem.”
Este não é o primeiro caso de agressão a agentes económicos na vila de Macomia, uma área com forte presença das FDS. (INTEGRITY)