No comunicado, a CTA expressa preocupação quanto ao ambiente de negócios, com receio de novos prejuízos devido ao aumento das manifestações e à violência associada, solicitando que as autoridades ofereçam orientações claras sobre o funcionamento seguro das actividades empresariais neste período.
De acordo com a CTA, embora a Lei de Trabalho preveja algumas medidas em situações de greve, a situação actual demanda exige uma acção especial para que os empresários possam manter operações com menos riscos. “Precisamos de um plano de contingências”, frisou o comunicado, “o Governo deve activar o seu plano de crise, pois as empresas não querem parar, dado o prejuízo financeiro irreparável que isso causaria.” A entidade destacou que é preciso uma postura proativa das autoridades para evitar novos impactos sobre o ambiente de negócios, considerando que já há interrupções nas actividades de diversas empresas.
A CTA aproveitou o comunicado para esclarecer informações divulgadas nas redes sociais sobre um suposto apoio dos empresários às manifestações lideradas por Venâncio Mondlane, que convocou uma paralisação nacional. A organização desmentiu o teor do comunicado, afirmando que “não se revê” na ideia de apoiar qualquer movimento de protesto, e que suas mais de 160 associações afiliadas, incluindo câmaras de comércio e federações, não compartilham deste posicionamento.
Além disso, a agremiação apontou o aumento de casos de raptos, mencionando um incidente recente que gerou apreensão entre empresários. A CTA destacou que esses crimes, que haviam sido temporariamente contidos durante o período eleitoral, estão retornando e afectando ainda mais a confiança do sector privado. “Uma resposta enérgica para resolver rapidamente este caso impactaria positivamente e ajudaria a reduzir os receios no meio empresarial.”
Para finalizar, a CTA reiterou seu compromisso com a melhoria do ambiente de negócios, pedindo que o governo tome providências que ajudem o sector privado a operar sem interrupções e prejuízos significativos. (Bendito Nascimento)