ExxonMobil concede à Chart IPSMR acordo de fornecimento de tecnologia para o projecto Rovuma LNG

A Chart Industries fornecerá sua tecnologia de liquefação IPSMR® e equipamentos proprietários para o Projecto Rovuma LNG em Moçambique, operado por uma joint venture entre a ExxonMobil, a Eni e a China National Petroleum Corporation (CNPC).

A ExxonMobil confirmou no dia 4 de outubro a notícia em nome da Mozambique Rovuma Venture (MRV), que foi formada em dezembro de 2017. Cada uma das empresas que compõem a joint venture detém uma participação igual.

Uma vez operacional, o projeto Rovuma LNG terá uma capacidade total de gás natural liquefeito (GNL) de 18 milhões de toneladas por ano. O projeto liquefará e materializará gás natural de reservatórios do bloco Área 4 da Bacia Rovuma offshore.

O projecto será composto por 12 módulos com 1,5 milhão de toneladas por ano. A seleção do IPSMR® da Chart para os módulos de liquefação deve melhorar a confiabilidade e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Jill Evanko, CEO e presidente da Chart Industries, disse: “Estamos entusiasmados com a parceria com a ExxonMobil para a utilização de nossa tecnologia IPSMR® e equipamentos associados para seu projeto Rovuma LNG em Moçambique.”

A Chart lançou sua tecnologia de processo IPSMR®+ em abril de 2019, com base no processo IMPSMR®. O IPSMR®+ da Chart oferece economia de projeto ao produzir mais GNL e, ao mesmo tempo, reduzir o custo de capital da planta.

O IPSMR® foi adotado por EPCs, desenvolvedores de projetos e validado por empresas petrolíferas nacionais e internacionais.

A MRV é uma joint venture incorporada de propriedade da ExxonMobil, Eni e CNPC, e detém uma participação de 70% na Área 4. Os participantes restantes da Área 4 são ENH (10%), KOGAS (10%) e Galp (10%).

Conferência sobre gases industriais do MENA

Em 2024, a região do Oriente Médio e Norte da África abrigará um clima invejável em recursos renováveis ​​e investimentos e uma visão ousada em descarbonização, energia verde e cadeias de valor industriais.

Da Arábia Saudita ao Catar, dos Emirados Árabes Unidos a Omã, e da Mauritânia ao Marrocos, há ecossistemas promissores de gás e energia em formação. Vision 2030 é o mantra, e liderança global, a meta.

Mas como uma visão para 2030 pode se traduzir em uma visão para o crescimento de equipamentos e gás industrial?

Junte-se ao mundo do gás em novembro de 2024 quando sua Conferência de Gases Industriais MENA 2024 retornar a Abu Dhabi.

Para participar, patrocinar e obter mais informações, visite: https://bit.ly/GWMENA-S24

FONTE: https://www.gasworld.com/story/exxonmobil-awards-chart-ipsmr-tech-supply-deal-for-rovuma-lng-project/2144993.article/

Exit mobile version