A exposição resulta de uma chamada para submissão de ensaios fotográficos, dinamizada Bloco 4 Foundation em parceria com o NED – National Endowment for Democracy, e que se enquadra na iniciativa PHOTO DIREITOS HUMANOS, um arquivo digital da memória colectiva sobre as constantes violações de direitos humanos no espaço público em Moçambique.
Luísa será uma das painelistas do ANNUAL FORUM – Juventude(s), participação política e direitos humanos, a realizar-se em Maputo, no dia 4 de setembro, onde falará sobre os desafios de denunciar violações de direitos humanos, por meio da fotografia, em contextos arriscados e ou de fechamento do espaço cívico.
Luísa Nhantumbo é licenciada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM), é jornalista na Lusa – Agência de Notícias de Portugal, a maior de língua portuguesa no mundo, onde produz textos, vídeos e fotos. Em 2021, iniciou-se como fotojornalista, com trabalhos publicados em vários órgãos e instituições a nível mundial, como Euro News, BBC, CM TV, Jornal Público, Jornal de Angola, Rádio Renascença, Jornal Notícias, O País, RTP, SIC Notícias, Jornal Expresso, Club of Mozambique, O Observador, Correio da Manhã e Página do Governo de Portugal. Em 2023, duas das suas fotos – ‘‘repreensão policial de uma marcha em Maputo’’ e ‘‘inundações urbanas em Maputo na sequência de chuvas torrenciais’’ – foram distinguidas pela European Pressphoto Agency (EPA) como uma das melhores fotos da semana e do ano, além de outros prémios conquistados dentro e fora do país
Confiram a exposição no link abaixo: