Segundo reportamos recentemente um automóvel luxuoso de marca Mercedes Brabus G700 está avaliado em mais ou menos 55.938.670,00 milhões de meticais, ou seja, cerca de 875.500,00 dólares americanos. Valores estes que só com uma viatura daria para construir aproximadamente 200 salas de aula (55.938.670,00 dividido por 250.000 resulta em 100,79). Isso significa que o valor de um único carro de luxo do filho do Presidente poderia criar espaços de aprendizagem adequados para milhares de crianças, oferecendo-lhes um ambiente mais propício ao estudo e ao desenvolvimento, agora imagine três viaturas da mesma marca e modelo?
Além disso, a manutenção de um Mercedes-Benz Brabus G700 pode ser bastante cara. Custos típicos de manutenção para modelos Mercedes-AMG G63 podem facilmente ultrapassar milhares de dólares por ano, devido ao alto custo de peças e serviços especializados. De acordo com algumas fontes, a manutenção regular e os reparos mais comuns podem variar entre 1.500 a 3.000 dólares norte-americanos anualmente (equivalente a 24 salários mínimos), como troca de óleo, filtros, e verificações de rotina. Este custo pode aumentar significativamente dependendo das necessidades específicas de reparo e das peças sobressalentes utilizadas, que são geralmente mais caras devido às modificações exclusivas da Brabus.
A manutenção em África pode ser feita em concessionárias autorizadas da Mercedes-Benz que também oferecem serviços de manutenção e reparos para veículos Brabus. Essas concessionárias estão localizadas em vários países africanos, como África do Sul, Nigéria, Marrocos e Egipto.
Portanto, reparos específicos e serviços de manutenção avançados para um modelo modificado pela Brabus, como o G700, podem aumentar ainda mais esses custos devido à necessidade de componentes especiais e mão-de-obra qualificada.
As peças sobressalentes para o Brabus G700, como pneus, freios, e componentes do motor, são específicas e muitas vezes importadas, o que aumenta os custos e o tempo necessário para os reparos. A Brabus utiliza componentes de alta performance que não são facilmente encontrados no mercado comum, e nem em Moçambique, exigindo um fornecimento directo da fábrica ou de distribuidores autorizados.
No entanto, a questão que se coloca é que negócios os filhos do Presidente Nyusi fazem para ter viaturas de género, tomando em conta que o pai é “um mero empregado do povo”, e aliado a isso, em Moçambique quase todos os sectores laborais da função pública encontram-se descontentes e com ameaças de greve, mas em contrapartida a família presidencial “nada na luxúria e em vidas cinematográficas no estilo hollywoodiano”. Talvez um dia o povo tenha uma explicação exacta do que de facto aconteceu para que em menos de 10 anos no poder a família presidencial tenha alcançado o hiperurânio financeiro tão rápido, assim! (Omardine Omar)