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Home Economia, Mercados e Investimentos

Diferentes actores do sistema bancário investigam as causas das falhas nas transacções financeiras

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 13 de junho de 2024-Diferentes actores do sistema bancário procuram identificar e esclarecer as causas das falhas que se verificam nas transacções electrónicas no País. Este trabalho, segundo o Banco Central, deve permitir uma melhor compreensão das dificuldades que os clientes enfrentam para efectuar transacções, porque só assim se encontrarão soluções sustentáveis.

13 de Junho, 2024
em Economia, Mercados e Investimentos
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Diferentes actores do sistema bancário investigam as causas das falhas nas transacções financeiras
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A informação foi avançada há dias, em Maputo, pelo governador do Banco de Moçambique (BdM), Rogério Zandamela. Na ocasião, explicou que o problema não afecta todos os bancos e classificou-o como de menor dimensão quando comparado com a situação registada em 2018, em que houve um apagão generalizado no sistema.

“Há um trabalho em curso que envolve todos os actores, nomeadamente Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO-Rede), bancos comerciais, BdM e utentes, para entender o que terá causado esses problemas. Uma coisa é certa, foram algumas instituições. Diria até poucas. Mas o tamanho dessas instituições faz com que essa indisponibilidade, que é específica, tenha dado a sensação de que tudo estava paralisado”, explicou.

Disse ser preciso compreender que o sistema de pagamento está, também, conectado às operadoras de telefonia móvel, o que significa que a causa das falhas não pode ser vista como exclusiva dos bancos ou da SIMO-Rede.

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“Suponhamos que as POS (ponto de venda ou serviço de pagamento via cartão) de uma instituição esteja ligada à rede telefónica X. Se essa operadora tem problemas gera-se indisponibilidade. Outra questão, o serviço de internet pode impactar o sistema. Se há problemas podem ter a certeza que vamos ter indisponibilidade. Não tem nada que ver com a banca”, explicou.

Entretanto, enfatizou que os bancos têm o dever de comunicar aos clientes em caso de falhas. Acima de tudo, acrescentou, o interesse de todos é de um sistema seguro, eficiente para os clientes, garantindo que as transacções ocorram normalmente. Garantiu que as últimas constatações mostram que as transacções estão a ocorrer sem perturbações. (JN)

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Tags: FalhasSistema bancárioTransaccoes financeiras
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