Lula não quis dizer o que pretende fazer caso o projecto seja aprovado. O presidente pode vetar ou sancionar a proposta. Mas destacou que Bolsonaro “tem que pagar” pelos crimes que cometeu.
“Eu farei aquilo que eu entender que deva ser feito. Eu tomarei a decisão porque ele tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia. Não adianta ficar choramingando agora”, disse Lula.
“Ele tentou fazer uma coisa muito grave. Ele tinha um plano arquitectado para matar a mim, matar o Alckmin, matar o Alexandre de Moraes. E ele tinha um plano de sequestrar o poder, já que ele perdeu as eleições. Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Eu e Deus, sentados na minha mesa”, acrescentou.
O PL da Dosimetria foi aprovado na Câmara dos Deputados na última Quarta-feira (10/12). A proposta ainda vai ser analisada no Senado.
A nova regra prevista no projecto faz com que as penas por dois crimes — golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de Direito — não sejam mais somadas. Passa a prevalecer apenas a pena maior, para tentativa de golpe de Estado, de 4 a 12 anos. (BBC Brasil)







