A reunião contou com a presença do Comandante da Força da Missão, Comodoro César Pires Correia, acompanhado pelo Gender Advisor Mentoring Officer (GENAD) e pelo Code of Conduct and Prisoner Handling Advisor (CTAD), que partilharam detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela missão.
O Instituto Dellaire e a UNICEF apresentaram as formações que estão ministrando às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), centradas na protecção de crianças em contextos de conflito armado, na prevenção do seu recrutamento por grupos armados e na integração dos direitos humanos nas operações militares.
Durante o encontro, os parceiros internacionais procuraram compreender os progressos alcançados pela EUMAM MOZ, os desafios enfrentados no terreno, as lições aprendidas e as boas práticas já identificadas. A iniciativa teve como objectivo harmonizar esforços, evitar duplicação de intervenções e reforçar sinergias no apoio às FADM, garantindo que actuam segundo os padrões internacionais de direitos humanos e direito internacional humanitário.
Com um mandato válido até Junho de 2026, a EUMAM MOZ é uma missão não executiva que apoia a capacitação das Forças de Reacção Rápida (QRF) de Moçambique. Actualmente, integra 83 militares de 12 nacionalidades, empenhados em fortalecer a autonomia e sustentabilidade das forças moçambicanas. (Nando Mabica)

