Este programa foi concebido para colmatar a lacuna de competências digitais, fornecendo aos empreendedores soluções baseadas em IA e formação localizada que responde às exigências reais do mercado actual.
Milhares de pequenas e médias empresas (PME) em toda a Nigéria e no continente africano já podem adquirir competências essenciais de IA e digitais para expandir os seus negócios e realizar trocas comerciais a nível continental. A Google e o Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA) lançaram o “Programa de Inclusão Digital e Empreendedorismo AfCFTA”, uma nova iniciativa de formação gratuita dinamizada pela Google Hustle Academy.
As pequenas empresas são parte fundamental da economia africana, gerando quase 80% dos empregos em todo o continente. Este programa foi concebido para colmatar a lacuna de competências digitais, fornecendo aos empreendedores soluções baseadas em IA e formação localizada que responde às exigências reais do mercado actual. A iniciativa é baseada no sucesso da Google Hustle Academy, que já apoiou mais de 18000 PMEs em África desde 2022.
S.E. Wamkele Mene, Secretário-Geral do Secretariado da AfCFTA, comentou a importância da parceria: “o Programa alinha-se com o objetivo transformador da AfCFTA, particularmente delineado no Protocolo sobre Comércio Digital e no Protocolo sobre Mulheres e Jovens no Comércio, para posicionar as MPME, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, agricultores rurais e mais como principais impulsionadores e beneficiários da AfCFTA. É a demonstração do nosso compromisso em fomentar a inclusão digital e capacitar as MPME para desenvolver actividades no âmbito da AfCFTA, recorrendo a tecnologias digitais.”
“A tecnologia é um factor equitativo importante, e esta parceria tem como objetivo disponibilizar a milhares de empreendedores africanos as ferramentas práticas e o conhecimento para desbloquear novas oportunidades,” disse Charles Murito, Diretor Regional de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas da Google na África Subsariana. “Com o foco em áreas essenciais como IA, comércio eletrónico e comércio transfronteiriço, estamos a ajudar a construir um ecossistema digital mais associativo e próspero em todo o continente. Isto espelha o nosso compromisso contínuo com a comunidade empresarial vibrante e dinâmica de África.”
Um plano curricular para o crescimento continental
A formação centra-se na aprendizagem orientada para a ação através de três módulos principais, e será conduzida em inglês, francês, árabe e português para garantir o acesso aos empreendedores de toda a África.
- Comércio digital transfronteiriço:Cocriado com o Secretariado da AfCFTA, este módulo passa a política à prática. Os empreendedores vão aprender a encontrar novos mercados, adaptar produtos e dominar a logística de pagamentos e expedição transfronteiriços.
- Cloud para pequenas empresas: Este módulo centra-se na utilização de ferramentas na nuvem (cloud) para aumentar a eficiência e reduzir custos. Os participantes recebem formação prática com o Google Workspace para trabalho em equipa, e com o Google Cloud para operações seguras.
- IA para produtividade:Este módulo fornece competências práticas para escalar um negócio recorrendo a IA. Os empreendedores vão aprender a usar ferramentas como o Google Gemini para automatizar tarefas, criar conteúdo de marketing e analisar dados de clientes.
A UpSkill Universe, uma entidade formadora líder em competências digitais, vai conduzir o programa. “Os empreendedores em África já estão a impulsionar a mudança. Reconhecemos os desafios que enfrentam, desde o advento da IA até às alterações no comportamento dos consumidores,” disse Gori Yahaya, CEO da UpSkill Universe. “Esta colaboração garante que podemos equipar as empresas com as ferramentas práticas e tecnologias de que necessitam para crescer, escalar e prosperar.”
Elegibilidade e detalhes da candidatura
As candidaturas para o programa já estão abertas. A iniciativa destina-se a PMEs que estejam em atividade há pelo menos seis meses e que estejam sediadas em estados-membros elegíveis da AfCFTA, incluindo: Nigéria, Quénia, África do Sul, Gana, Camarões, Senegal, Togo, Costa do Marfim, Ruanda, Maurícia, Etiópia, Tanzânia, Namíbia, Zâmbia, Angola, Moçambique, Egipto, Tunísia e Marrocos.
O início da formação está agendado para novembro de 2025 e decorrerá em 25 grupos até junho de 2026.
As PMEs interessadas podem obter mais informações e candidatar-se através deste linK: https://apo-opa.co/47MJNY8
Distribuído pelo Grupo APO para UpSkill Universe.







