Na XX Conferência Anual do Sector Privado (CASP 2025), durante o Painel 9, dedicado às Opções de Financiamento para o Sector Privado, o Administrador Executivo do Millennium bim para o Corporate e Banca de Investimento, Januário Valente, destacou o compromisso do Banco com o desenvolvimento empresarial em Moçambique. Sublinhou, igualmente, que a preparação das empresas é determinante para que o apoio financeiro se traduza em crescimento real.
Segundo Januário Valente, “para que a Banca possa ser um parceiro efectivo, é essencial que as empresas estejam organizadas e apresentem uma gestão robusta. Contabilidade organizada, governação corporativa e planos de sucessão, são factores que reforçam a credibilidade e facilitam o acesso ao financiamento. O Millennium bim está totalmente disponível para estabelecer parcerias que tragam impacto e contribuam para o crescimento sustentável do país.”
O Administrador reforçou ainda que a Banca comercial deve ser encarada como aliada no desenvolvimento das empresas, destacando a importância de relações transparentes e estruturadas entre as partes.

Na véspera, o Millennium bim formalizou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Sociedade de Garantia de Moçambique (SGM). Através de mecanismos inovadores de partilha de risco, este instrumento permite ao Banco reforçar o apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPME), permitindo que mais empreendedores possam transformar as suas ideias em negócios sustentáveis.
Com a sua participação na CASP 2025, o Banco renova o compromisso com o crescimento económico do país, promovendo a inclusão financeira, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a confiança entre a Banca e o tecido empresarial moçambicano.







